Como Fazer Decoupage em Lata

You are currently viewing Como Fazer Decoupage em Lata
Esta decoupage em lata é muito fácil de ser feita (Foto: Divulgação)

Se você tem muitas latas vazias em casa você pode fazer decoupage em lata e repaginar estas peças, transformando-as em itens úteis e funcionais. E qualquer tipo de lata pode receber a técnica da decoupage, desde as latas de refrigerante ou cerveja até as latas maiores, basta apenas um pouco de cuidado ao aplicar o método sobre a superfície.

Esta decoupage em lata é muito fácil de ser feita (Foto: Divulgação)
Esta decoupage em lata é muito fácil de ser feita (Foto: Divulgação)

Dicas para Fazer Decoupage em Lata

Para esta técnica você irá precisar de: lata de sua preferência; pano para limpeza; sabão; vinagre; primer para metais, que é um fundo preparador (que pode ser à base de água ou em spray); base acrílica para artesanato; tinta PVA para artesanato na cor que desejar; goma laca incolor; álcool; laca acrílica solúvel em água; rolinho para pintura e pincéis (macios e firmes); e guardanapo para decoupage, com estampa de sua preferência.

Leia também sobre Como Fazer Almofada Formato de Donut.

Comece limpando muito bem a sua lata, com água e sabão, e enxugando-a muito bem com um pano. Depois aplique um pouco de vinagre em toda a lata, com o auxílio de um pano limpo. Quando a lata estiver bem seca, aplique o primer para metais. Se você usar a versão à base de água aplique a primeira camada e deixe secar por alguns minutos, para depois aplicar a segunda camada; no caso de optar pela versão em spray, aplique apenas uma camada, mas em um local aberto. E em ambos os casos é preciso deixar a lata secando totalmente. No caso da opção à base de água são necessárias apenas 5 horas para a total secagem; já no segundo caso é aconselhável deixar secando por 24 horas.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Em seguida, com lata já preparada, aplique a base acrílica, com o auxílio de um pincel, em toda a lata e deixe secar por três horas.

Logo após, aplique a cor de tinta desejada.

Leia também sobre Como Fazer Embalagem Criativa para Dia dos Pais.

Agora, pegue o guardanapo e recorte dele a figura que desejar, para aplicar em seu trabalho. Lembre-se que o guardanapo é composto por três camadas, mas utilize apenas uma para não ficar muito grosseira a aplicação.

Em seguida, posicione a figura escolhida no local desejado e aplique, com o auxílio de um pincel, a goma laca, somente por cima do desenho. Apenas isso já será o suficiente para colá-lo à lata.

E para finalizar a sua peça, limpe o pincel no álcool e aplique a laca acrílica em toda a lata. E está pronto! Lembrando que esta técnica pode ser usada com qualquer desenho e em qualquer lata.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Esta ideia de decoupage em lata foi retirada do site Toca da Cotia.

Leia também sobre Como Fazer Porta-Retrato em EVA para Dia dos Pais.

Este post tem um comentário

  1. ANA MARIA

    AMEI SEU TRABALHO.

Deixe um comentário