O grafismo pode ser encontrado em diversas formas culturais, inclusive, na moda e, foi trazido pelos indígenas e africanos que possuem em sua essência uma expressão cultural e tradições muito marcantes.
Uma arte que expressa toda uma identidade de um povo que, é rico em culturas e tradições, faz sucesso até mesmo em designers de interiores e nas artes plásticas que se espelham nos tracejados do grafismo para criar diversas obras.
O grafismo é uma forma de arte tanto visual, quanto gráfica que questiona e representa diversas situações do cotidiano indígena e também africano, onde é visto toda a trajetória de cada família marcada na pele, vestuários e paredes, por exemplo.
Vamos entender um pouco melhor sobre o grafismo na leitura abaixo, confira.
O que é grafismo?
O grafismo é uma forma de arte, onde os pensamentos, culturas e tradições são representados através dela. Possui técnicas bem detalhas e ressalta cores e formas variadas para fazer essa representação.
Através dos traços, é possível notar um padrão, onde, há um equilíbrio e ritmo de criação feito pelos povos indígenas e africanos e que se expandiu para o mundo da moda, fotografias, construções e diversos outros segmentos ao redor do mundo.
Como surgiu o grafismo?
O grafismo surgiu através da necessidade de um povo muito cultural que precisa expressar seus sentimentos e pensamentos. A maneira em que eles fazem isso, é através da arte.
Daí surgiu o grafismo, uma arte onde toda a história fica marcada em seus corpos, vestuários, paredes e em diversas outras coisas. Através do grafismo, é possível saber quantos filhos os povos indígenas e africanos possuem, tragédias que já aconteceram e também, outros detalhes da trajetória de cada um.
Portanto, nota-se que o grafismo vai muito além da beleza nos traços.
Grafismos indígenas
No Brasil, existem mais de 200 tribos que são conhecidas por todos e ainda, por volta de 70 tribos que vivem de maneiras mais isoladas. Sendo assim, cada tribo traz uma história marcante e que, por muitas vezes, é contada através do grafismo.
Dentre as diversas tribos que existem, o mundo da moda, por exemplo, traz como inspiração essa cultura e a expressa através dos vestuários. Além disso, as artes plásticas e objetos de decoração, tem como base o grafismo indígena para diversas de suas criações.
Desenho de grafismo indígena
Os desenhos do grafismo indígena são feitos com tintas naturais, produzidas através da extração de elementos como o urucum, açafrão e jenipapo, por exemplo. E, ele é feito, principalmente em pinturas corporais.
Através do desenho eles representam a etnia, faixa etária, gênero e ainda, representam a quantidade de filhos possuem, a tribo a qual pertencem, qual sua ocupação, por exemplo.
Além disso, os ritos de passagem também são desenhados, como perdas de entes queridos, guerras em que já travaram, festas, etc. E, tudo isso é expressado, não somente na pele, como também em paredes, adornos, chocalhos e diversas outras coisas características dos indígenas.
Grafismo marajoara
O grafismo marajoara possui técnicas de traços simétricos, repetitivos e labirínticos. Como tradição, a cerâmica é algo muito marcante na cultura desse povo e que é vista com muito fervor até os dias de hoje.
Além disso, o grafismo marajoara por ser encontrado também em tatuagens, bolsas, roupas, entre tantas outras coisas. As cores de destaque nesse grafismo são o vermelho e o preto, onde o vermelho é comumente pintado em um fundo preto.
Grafismo Guarani
Uma das etnias mais representativas é a guarani. Esse povo indígena está presente em uma ampla parte da América do Sul e possui diversos territórios bem tradicionais de sua cultura.
No grafismo, sua cultura e suas tradições também são bastante representadas em cada tracejado e em diversos tipos de objetos.
Grafismo Kayapó
Habitantes de pequenas aldeias, os Kayapós são indígenas com tradições bem marcantes desde a antiguidade que persiste até os dias de hoje, como por exemplo, viver da caça, da pesca e também, dos alimentos que eles mesmos plantam.
Assim como os demais povos, o grafismo também é uma das formas de arte desse povo que é expressada em seus corpos, vestimentas e também, nos objetos usados por eles no dia-a-dia.
Grafismo Kadiwéu
O povo indígena Kadiwéu, habita na fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai. Apesar de não se isolarem da sociedade, eles possuem suas raízes fortes e fazem do grafismo, sua forma de arte.
Através de lindas pinturas, tatuagens e objetos de cerâmica, por exemplo, é possível ver a arte do grafismo na cultura desse povo que é também conhecido como cadiuéus ou Mbayá-Guaikurú.
Grafismo Africano
O grafismo africano é uma das influencias na cultura dos brasileiros. Assim como o grafismo indígena, ele influenciou a arte brasileira que, hoje em dia, se expande por todo o mundo.
Além dos grafismo africano, artesã como a capoeira, por exemplo, são influências africanas que impactaram positivamente os povos do Brasil.
Modelo de grafismo infantil
O grafismo é uma arte visual e, com isso, tem o poder de despertar nas crianças o desenvolvimento do processo de criação. Sendo assim, incentivá-las a fazer grafismo é fundamental.
Para isso, a pintura na parede é uma das formas de grafismo onde é ideal para ensinar para as crianças. É possível deixa-las criarem e, antes que elas comecem as pinturas, dar um norte de como é o grafismo.
Os riscos do grafismo, podem ser feitos com giz, pincel, lápis, carvão e diversos outros materiais. Além da parede, as crianças também podem começar a pintura na cerâmica ou em qualquer objeto que seja de mais fácil acesso para elas.
É importante incentivar o processo de criação e explicar o objetivo da arte do grafismo, como por exemplo, a expressão dos sentimentos em que os povos usam através dessa arte.
Mesmo no papel, é possível que as crianças consigam se expressar, aplicando as técnicas de grafismo com os tracejados e linhas retas que são bem característicos. Uma bela forma delas conhecerem a cultura e aprender também a valorizar esses povos que são os pioneiros do país e que deixam desde a época antiga, uma herança culturalmente rica.