O artesanato da região Norte apresenta influências principalmente europeias e indígenas, e está frequentemente associado ao couro, látex, fibras, argila e sementes, matérias-primas locais mais comuns.
Embora a produção artesanal tenha tido seu espaço social reduzido, comunidades localizadas na região Norte, principalmente no Pará, Amazonas, Rondônia, Acre e Roraima, ainda mantêm essa prática como fonte de renda e preservação da cultura.
Leia mais: Conheça as principais características do artesanato da região Sul
Qual a origem do artesanato da região norte do Brasil?
Segundo historiadores, os indígenas foram os primeiros artesãos no país. Afinal, tinturas, cerâmicas, armas de arco e flecha, vestimentas e até a elaboração da própria moradia já exprimiam senso artístico.
Então, é correto afirmar que a origem do artesanato da região Norte está intimamente associada à cultura indígena, já que esse povo viveu no local por longas décadas. E, como não é novidade, essas técnicas são transmitidas entre gerações.
Após a habitação indígena, com a chegada dos colonizadores no território, elementos, técnicas e materiais de outras culturas foram incorporados à prática produtiva.
Isso significa que, apesar das raízes na cultura indígena, o artesanato da região Norte também é muito marcado por influências europeias e africanas. Inclusive, o artesanato apresenta estilos diferentes de acordo com o estado em questão.
Confira ainda: Resumo e como fazer artesanato indígena
Quais as principais características do artesanato da região Norte?
Como já foi dito, o artesanato da região Norte é enriquecido pela herança cultural indígena e produzido com auxílio dos recursos naturais mais abundantes no local.
Sendo assim, algumas das principais características do artesanato nortista são a escultura em madeira e cerâmica; o trabalho com fibras naturais, como palha e cipó; a arte plumária; as técnicas de pintura; e a produção de bijuterias e adornos de sementes.
Atualmente, o artesanato da região Norte é mais associado aos estados do Amazonas e Pará, tanto devido à riqueza de materiais naturais presentes nessas regiões quanto à forte presença de populações indígenas, cujas tradições e técnicas continuam sendo adotadas.
Em resumo, o que gera reconhecimento do artesanato nortista é o uso da matéria-prima local, pois sua forma é constantemente modificada para atender demandas modernas.
Por último e não menos importante, uma característica fundamental do artesanato desta região é a promoção do turismo. Parte significativa da produção artesanal do Norte fica alojada nas grandes feiras culturais e lojas de artesanato.
Assim como em qualquer região, o valor é um critério variável, pois depende da complexidade das peças. De todo modo, vale a pena adquirir uma representação da cultura desse povo.
Veja também: Fotos e resumo da história do artesanato Nordestino
Exemplos de artesanato da região Norte mais conhecidos
Apesar da diversidade e modernização do artesanato da região Norte, algumas peças produzidas há longas décadas continuam se destacando em termos de popularidade e representatividade cultural.
Pensando nisso, listamos os exemplos de artesanato da região Norte mais conhecidos e procurados pelos turistas e consumidores locais:
Cerâmica Marajoara
A Cerâmica Marajoara é um ótimo exemplo de artesanato nortista influenciado pela cultura indígena, pois foi herdado dos índios da Ilha de Marajó.
Esta é uma cerâmica utilizada na produção de peças esculpidas e sofisticadas, como potes, panelas, utensílios e itens decorativos.
Peças em Látex
No artesanato da região Norte, o látex é útil desde a produção de moldes, bolsas, calçados, acessórios e bijuterias até objetos decorativos e outras peças para uso doméstico.
Esculturas em Madeira
Essa é uma das formas de arte mais populares de artesanato na região Norte. Os artesãos criam animais, figuras mitológicas, elementos da natureza e símbolos religiosos.
Peças em Fibras
As fibras vegetais são um traço peculiar do artesanato nortista. Com ela, são criados cestos, peneiras, vasos, balaios, tapetes, bolsas, chapéus e outros acessórios.
Arte Plumária
Penas de aves são usadas tradicionalmente na produção de peças ornamentais e adereços. Esse é um dos artesanatos da região norte que mais exprimem sua herança cultural indígena.
Bijuterias de Sementes
Bijuterias e adornos produzidos em semente são expressão forte do artesanato da região Norte, pois essa é uma maneira de refletir a riqueza natural do local.
De modo geral, o artesanato da região Norte é uma forma de manter viva sua cultura originária. Cada peça produzida carrega um pouco dos valores e do modo de vida das comunidades locais.
Ao comprar uma produção artesanal, além de contribuir para a preservação da cultura dessa região, você garante a renda de uma família e a valorização da natureza.