As comemorações de São João estão em alta, por isso a festa junina na caixa vai te ajudar na hora de presentear. Quem deseja não deixar a Festa Junina passar em branco e fazer uma deliciosa comemoração mais íntima, a Festa Junina na caixa é uma ótima ideia.
Essas Festas na caixa já estão sendo muito usadas para comemorar aniversários, principalmente para duas ou três pessoas no máximo. Ou também para fazer alguma surpresa para uma pessoa querida.
Portanto, por que não aproveitar essa ideia e fazer dela um Festa Junina na caixa incrível? Com certeza será sucesso.
Para quem não conhece ou nunca ouviu falar em Festa na caixa, a explicação mais simples é uma festa reduzida servida dentro de uma caixa como se fosse presente.
Nela, geralmente tem os mesmo itens que são servidos em uma festa normal, porém em quantidades e tamanhos menores, como é o caso do bolo de aniversário, por exemplo, que nesta ideia é um mini bolo.
Mas, como trazer a Festa Junina para dentro de uma caixa? Esse questionamento é válido, mas para tirar de vez esta dúvida e ainda trazer ideias criativas e itens mais usados, acompanhe algumas dicas.
O que colocar na festa na caixa?
O primeiro passo para saber o que colocar na Festa Junina na caixa, é para quantas pessoas será. É possível fazer individual, para duas pessoas ou também para grupos pequenos.
Depois é o momento de escolher os itens. No caso de Festa Junina, as comidas típicas mais tradicionais são: bolo de milho, cachorro-quente, pamonha, maçã do amor, quentão, canjicão, espiga de milho cozida, paçoca, entre outras.
De todas as comidas que são servidas tradicionalmente em Festas Juninas, é importante escolher quais delas irão na caixa, afinal de contas, não tem como servir todas.
A principal dica é colocar os itens embalados de maneira que não corra o risco de soltarem dentro da caixa e fazer bagunça. A bebida precisa estar em uma garrafa bem fechada.
Para um kit para duas pessoas, por exemplo, pode conter 2 cachorros-quentes, 1 saquinho com paçoquinhas, 1 garrafa com quentão e 2 copos ou se preferir, 2 taças, 2 saquinhos com pipoca, 2 maçãs do amor, e saquinhos com algumas guloseimas que preferir, como doces e amendoins, por exemplo.
O importante é ter as comidas tradicionais em uma tamanho padrão para a quantidade de pessoas que for consumir.
Como fazer Festa Junina na caixa?
Em tempos difíceis como estão sendo os últimos anos, o ideal para todos é não gastar muito. Mas, ao mesmo tempo em que os gastos precisam ser cortados, é necessário não deixar as comemorações de lado, pois essa é uma maneira de não surtar com as notícias ao redor do mundo.
Com isso, uma comemoração em casa pode ser a solução. Para fazer a Festa Junina na caixa, não há necessidade de gastar muito dinheiro e o resultado fica sensacional.
As caixas usadas para o kit festa, podem ser encontradas prontas para uso em papelarias ou casas de embalagens. Porém, o valor pode ser mais alto do que o necessário e fazer a própria caixa pode ser a solução perfeita.
A caixa utilizada pode ser da preferência de cada um, mas como serão servidos alimentos, é importante que seja uma caixa limpa ou nova. Depois é só começar a enfeitar. Nela pode ter fitinhas, bandeirinhas, faixas com os dizeres: “arraiá na caixa”.
O vídeo abaixa, mostra de forma simples e fácil como fazer uma linda caixa montada para Festa Junina na caixa. Confira:
Ideias de Festa na caixa fáceis de fazer
Se a intenção é fazer Festa Junina na caixa de maneira criativa e ao mesmo tempo bem pessoal, o primeiro passo é personalizar a gosto. Mas, algumas inspirações podem ajudar a decidir como fazer e o que colocar de forma simples e fáceis.
Veja uma dica de decoração e opções para colocar dentro da caixa.
- Bandeirinhas de papel de seda: Em uma caixa branca, basta recortar mini bandeirinhas e fazer um varal em volta da caixa. Podem ser colocadas por dentro e por fora de maneira estratégica. Com as bandeirinhas, podem acompanhar alguns dizeres típicos e ainda forrar o fundo da caixa com um tecido xadrez e ainda um punhado de palha para forrar.
- Bolos: Os bolo típicos de Festa Junina que não podem faltar na caixa são: bolo de milho, bolo de fubá, bolo de mandioca, bolo de churros, bolo de coco, bolo de pinhão.
- Cupcakes: Como a Festa na caixa é uma opção reduzida de festa, os cupcakes podem ser a solução. Os mesmos sabores de bolos tradicionais podem ser assados em forminhas para cupcakes e colocados na Festa Junina na caixa. Outra opção é servir dentro da caixa o bolo em pedaços.
- Doces: Os doces não podem faltar em Festa Juninas. Os mais tradicionais são: paçoca de colher, doce de abóbora com coco, arroz doce, canjica, brigadeiro de milho de colher, cocada cremosa e curau.
- Potinhos de vidro: Os potinhos de vidro na Festa Junina na caixa são ótimas opções. Além de ficarem lindo s e darem um charme a mais na decoração, são ideais para os doces mais moles, como é o caso do arroz doce, por exemplo. Para decorá-los, podem ser usados barbantes e tecidos coloridos, xadrez com cores bem típicas dessas festas. Outra opção é decorar com bandeirinhas.
- Os doces em pedaços também fazem parte: Eles também não podem ficar de fora, não é mesmo? Os exemplos mais consumidos são: paçoquinha, pé-de-moleque, pé-de-moça, doce de abóbora de coração, doce de leite em pedaços, doce de batata-doce, Maria mole e bombom de amendoim.
- Sacolinhas para os docinhos: Para embalar os doces, as sacolinhas são ideais e para ficar bem tradicional, a dica é fazê-las de pano de saco e amarrar com um barbante, o resultado fica incrível.
- Os quitutes salgados: Para compor a Festa Junina na caixa, os salgados também entram na roda. Os mais indicados são: pastel de carne, buraco quente, cachorro-quente, mini pizzas, quiche de milho verde, biscoito de polvilho e cuscuz.
- Porções: A ideia é fazer opções de comidas deliciosas, nesse caso as porções são perfeitas como, por exemplo, mini churros, suspiros e amendoim doce.
- Outros itens que não podem faltar: Maçã do amor, pamonha e milho cozido.
Como a Festa na caixa tem um limite de itens, para fazer uma bem completa e com a cara de quem for receber, é preciso escolher os itens que irão compor. Uma boa ideia pode ser fazer porções bem menores de cada coisa e tentar encaixar tudo que for possível ou escolher os itens que os participantes mais gostam e apostar neles.