Como fazer incenso natural: 4 técnicas fáceis e práticas

incenso natural de lavanda
Foto: @eusouallme

Para quem ama incenso natural, saber como fazer é uma ótima maneira de economizar e variar os perfumes de acordo com cada lugar. Além disso, o incenso é capaz de transmitir boas energias para o ambiente.

O processo da queima de incenso não é apenas uma maneira de deixar a casa mais perfumada, mas também, é considerado um ritual, onde o fogo é o principal elemento.

Com isso, cada erva ou ingrediente queimado no incenso, possui uma função importante e podem acalmar, refrescar e até mesmo conter benefícios afrodisíacos.

Para quem trabalha em casa, por exemplo, acender o incenso é uma maneira de ter boas energias e conseguir um ambiente mais calmo para executar as tarefas.

Foto: @folhadourada_

Com tantos benefícios, aprender como fazer incenso natural torna-se fundamental. Pensando nisso, separei uma lista de tutoriais utilizando 4 técnicas e práticas diferentes de como fazer incenso natural.

Aprenda como fazer incenso natural 

Hoje em dia, muitas pessoas já são adeptas do Diy, que tem como tradução o “faça você mesmo”. Ou seja, ao invés de gastar muito dinheiro comprando o produto pronto, se divertem fazendo em casa e economizando.

Seja para fazer artesanato e vender, fazendo dele sua fonte de renda ou para deixar a casa do seu jeitinho, o faça você mesmo, veio com tudo.

incenso natural
Foto: @flor.alquimica

Os tutorias ajudam com que as pessoas inexperientes possam começar a fabricar seus próprios produtos e aprender como fazer incenso natural, por exemplo.

É importante ressaltar que, para fazer incenso, é necessário optar realmente sempre por produtos naturais, pois, dessa maneira, fica mais fácil evitar produtos que contenham formol e outras substâncias que são nocivas à saúde.

Além disso, ao acender um incenso, sempre deve-se destacar o cuidado com o ambiente, observando tudo ao redor, afinal de contas, todo cuidado é pouco. O que isso quer dizer? É preciso evitar acender perto de janelas com cortinas, muito próximo à cama ou perto de livros, por exemplo.

Foto: @lojagrimorio

Acompanhe algumas dicas de como fazer incenso natural antes de conferir os tutorias abaixo:

  • Tenha cuidado ao escolher as ervas ou produtos;
  • Ao fazer o incenso com ervas, como a lavanda, por exemplo, dê um nó na ponta com algodão ou barbante;
  • Para que o aroma fique ainda melhor, é possível colocar flores naturais na mistura do incenso para finalizar;
  • Após acender o incenso, é necessário deixar queimando por alguns instantes antes de apagar, para que a fumaça perpetue por mais tempo;
  • Se apagar rápido, basta repetir o processo.

Como fazer incenso natural de canela?

A canela é a paixão de muitas pessoas e é possível encontra-la em diversos tipos de sobremesas e até mesmo em pratos salgados que fazem essa combinação.

Mas, sua função não é só saborizar, o aroma da canela também tem uma função muito importante capaz de estimular a mente e o processo criativo, por exemplo. Seu perfume paira por todo o ambiente, fazendo com que a queima do incenso natural de canela seja muito prazerosa.

É possível ainda optar por variar e combinar sempre que possível, a canela com o cravo. Essa combinação traz energias positivas para a vida financeira, alegria de viver, felicidade e também boa sorte, segundo os povos antigos.

Confira então, um passo a passo  do canal assim que faz de como fazer incenso natural de canela.

Como fazer incenso de sal grosso?

O sal grosso. Além de ter fins alimentícios e temperar carnes para churrascos, por exemplo, também é encontrado em diversos enfeites de vidro, como vasinhos de plantas artificiais.

O incenso do vídeo abaixo é feito com sal grosso como base e alguns outros itens que também todos tem em casa.

O principal objetivo do incenso natural de sal grosso é a purificação do ambiente que, desde os povos antigos é considerado um elemento importante para isso. Segundo os ancestrais, ele retira as energias negativas e afasta o mal olhado.

Além disso, esse tipo de incenso é muito cheiroso, pois tem a ajuda do amaciante de roupas para perfumar a casa. Saiba como fazer com a Sandra Mangea:

Como fazer incenso natural de café?

Quem não ama café? Dificilmente se encontra alguém que seja contra essa bebida tão popular mundialmente. Sua fama não se dá apenas pelo sabor inconfundível, mas também pelo aroma.

É um ingrediente considerado poderoso para a fabricação de incenso natural, pois, acredita-se que ele pode contribuir com pessoas que estão se recuperando de alguma doença.

É comum também no dia-a-dia, as pessoas terem um momento de estresse e irritação e, precisar terminar o dia com algo que possa amenizar ou até mesmo evitar esse transtorno, limpando e purificando o ar.

E, para isso, saber como fazer incenso natural de café para fazer a defumação é essencial.

O vídeo abaixo traz um jeito de fazer esse incenso natural muito simples e que pode ser aceso a qualquer hora do dia. Confira com a Filhos de Aruanda:

Como fazer incenso natural de lavanda?

A lavanda, para quem não conhece, é uma planta muito perfumada e usada para vários produtos cosméticos e de limpeza. Mas, essa planta também tem um efeito muito poderoso para acalmar os ânimos.

Além disso, ela também é usada para afastar os males do ambiente afastando as más energias. Sendo assim, é um dos incensos mais usados, mesmo aqueles comprados prontos. A maioria das pessoas tem esse como preferência.

Ele é ideal para quem deseja fazer meditação e relaxar depois de um dia cansativo de trabalho ou começar o dia bem para não deixar que as adversidades atrapalhem.

Se a intenção é apenas deixar em uma prateleira para dar um cheirinho agradável à casa, também é perfeito e muito indicado, pois a planta ainda tem uma aparência bonita e agradável.

Então, aprenda na Tempero de Bruxa como fazer incenso natural de lavanda:

As plantas aromáticas podem e devem ser utilizadas como maneiras naturais de perfumar a casa e, além da lavanda, podem ser usados também o alecrim, o cravo, a arruda, a laranja e o limão, além de diversas outras.

Deixe um comentário