Como cortar garrafa de vidro para fazer copo

copo de garrafa de vidro skol beats
Foto: @dlhuzoficial

Muitas pessoas tem curiosidade de saber como cortar garrafa de vidro para fazer copo. A reciclagem é um processo que deveria fazer parte do cotidiano das pessoas.

Sempre é possível notar em algum canto, seja da própria casa ou jogado nas ruas, garrafas de vidro sem nenhuma utilidade e poluindo o meio ambiente. Mas, para quem não sabe, essas garrafas podem ser reaproveitadas e uma opção muito criativa é fazendo copos com elas.

A reciclagem não é um processo feito apenas com lixos de plásticos, os vidros também são fundamentais para esses processos e daí a importância de separá-los na hora de jogar fora.

Hoje em dia, o faça você mesmo tem crescido muito com o apoio da internet e mídias e, isso facilita que pessoas que não tenha habilidades aprenda de forma simples a fazer lindos objetos que serão de grande utilidade.

como cortar a garrafa de vidro
Foto: @sk_ecostore

Um desses objetos é o copo de vidro feito de garrafas e para aprender todos os processos, acompanhe essa leitura até o final.

Como cortar garrafa de vidro para fazer copo passo a passo

O vidro não é um material que degrada com o passar do tempo, ele é extremamente resistente e, quando em contato com o solo, agride o meio ambiente e tudo isso é prejudicial à saúde de todos.

Por esse motivo, a reciclagem do vidro, é também muito importante e benéfica. Além disso, o copo é um exemplo de reciclagem perfeita de garrafas de vidro, muito útil e mais simples de fazer do que muitas pessoas pensam.

Se mesmo com as técnicas acima, ainda ficou alguma dúvida de como cortar garrafa de vidro para fazer copo, o passo a passo da Faby Franco – Obras, Reformas e Diy:

Técnicas para cortar garrafa de vidro em casa

Cortar vidro pode parecer estranho para muitas pessoas. Por ser um material mais resistente e difícil de penetrar, há um receio na hora de executar esse trabalho.

Como o trabalho exige que o fogo seja utilizado, é importante que algumas precauções sejam tomadas antes de iniciar o processo. A primeira delas é a preparação do ambiente. A sugestão é que seja em um ambiente arejado ou de preferência, do lado de fora de casa.

transformar garrafa de vidro em copo
Foto: Trend Hunter

É importante também que os objetos estejam já separados e no caso de utilizar o álcool, por exemplo, a distância desse elemento e do fogo é fundamental, pois é muito inflamável.

Itens de proteção também não podem faltar como luvas e óculos. Outra dica muito importante é procurar ao máximo fazer os processos longe das crianças.

Portanto, para que não tenha riscos de se machucar e o trabalho fique perfeito, algumas técnicas podem ajudar, confira:

1.  Cortar garrafa de vidro com arame:

Para essa técnica de cortar vidro, é importante que o arame marque bem o lugar onde será cortado. O primeiro passo é definir o tamanho ideal do copo, em seguida fazer a marcação com o arame apertando bem. Em seguida, com a ajuda do fogo (no caso pode ser uma vela acesa), ir esquentando o arame para que assim, o vidro seja cortado certinho, através do calor.

Aprenda com o canal Super criar:

2.  Cortar garrafa de vidro com ferro quente:

Para esse processo, o ideal é que o ferro seja em formato arredondado para facilitar, mas não é regra. Com a ajuda de um fogo bem alto (pode ser uma fogueira improvisada no quintal mesmo), o ferro deve estar bem quente para que o vidro seja cortado com facilidade. Basta esquentar o ferro e colocar no vidro já marcado.

Veja o tutorial da Ivonice Mesquita:

3.  Cortar garrafa de vidro com óleo: 

Para quem tem curiosidade em conhecer essa técnica e saber como cortar garrafa de vidro para fazer copo utilizando o óleo, saiba que essa técnica não é tão complicada quanto parece.

Você irá precisa de óleo e ajuda de uma chave de fenda. Coloque o óleo na altura onde será feito o corte, esquente a chave de fenda no fogo e em seguida mergulhe a chave na garrafa, pronto!

Veja o passo a passo no canal do Victor Macena:

4.  Cortar garrafa de vidro com barbante e álcool:

Para esta técnica, uma dica importantíssima é ter muito cuidado e fazer o processo fora de casa, de preferência. Alguns itens de segurança também são muito importantes como óculos de proteção e luvas.

Para começar o processo do corte no vidro com essa técnica, o primeiro passo é colocar água dentro garrafa até o ponto que desejar. Em seguida, dar 6 voltas na garrafa com o barbante em cima do nível da água.

Depois, é hora de molhar o barbante com o álcool. O ideal é fazer isso com a ajuda de um conta-gotas para não ter riscos. Depois, com a ajuda de um isqueiro, é só colocar fogo no barbante molhado com álcool e pronto, em poucos segundos o vidro estará cortado no tamanho desejado. 

Confira o passo a passo em vídeo no canal Testes e Dicas:

Aprenda a lixar o vidro e finalizar seu copo

Depois de cortar o vidro, as beiradas do copo não vão magicamente ficar lisinhas e prontas para uso. É necessário que mais um processo seja feito. Após descobrir como cortar garrafa de vidro para fazer copo, é hora de aprender como lixar para fazer a finalização.

O vídeo abaixo traz dicas para facilitar esse processo, acompanhe com o canal SK Eco Store:

A reciclagem do vidro já é feita de diversas formas. Fazer um copo é mais uma opção de reciclagem que, não apenas contribui para ao meio ambiente, mas também permite que lindos itens ressurjam de maneiras mais práticas e baratas.

Depois do vidro lixado e o copo finalizado, o acabamento fica à critério de cada um e para quem gosta de inovar e se divertir ainda mais personalizando objetos, basta fazer algumas pinturas, dando um charme maior ao produto.

Além de copos, as técnicas podem ser aplicadas para outros itens como objetos de decoração, por exemplo. Basta usar a imaginação e ser criativo!

Veja algumas ideias:

01- Você pode fazer uns copos tipo taça

Foto: Inhabitat

02- As garrafas de vodka também ficam bem legais

como cortar garrafa de vidro ao meio
Foto: Green Glass Brasil

03- A garrafinha long Neck também pode  ser transformadas

copo de garrafa de cerveja
Foto: @originais.copos.artesanais

04- As garrafas quadradas também podem virar copo

como cortar garrafa de vidro quadrada
Foto: @dlhuzoficial

05- Os copos de garrafa de vinho também ficam legais

Foto: Hearthandvine

06- Você pode ter uma coleção de copos de garrafa

copo com garrafa de vidro
Foto: @jahan_the_don

07- Se você tiver muitas garrafas iguais pode fazer um conjunto 

copo feito com garrafa de vidro
Foto: @wbcoposartesanais

08- Além de modelos de copo você pode inserir um alça e ganhar uma caneca

Foto: @marcoaurelioramosgomes

09- O copo acoplado é bem criativo e diferente

garrafa de vidro com copo acoplado
Foto: @_thi.spaulonsi

10- Faça sua coleção de forma bem criativa

copo feito de garrafa de vidro
Foto: Tumgir

Deixe uma resposta