Como dobrar lençol de elástico de um jeito fácil e rápido

Como dobrar lençol de elástico
Foto: @dri.arteira

Muitas pessoas se “descabelam” por não saber como dobrar lençol de elástico da maneira correta. Ao contrário do liso, que é fácil e rápido, o lençol de elástico, para quem ainda não conhece alguns truques, não fica perfeito para ser guardado.

O processo de tentativa de dobra demora vários minutos e, no final das contas, o resultado não é nada satisfatório. Por conta disso, muitas pessoas desistem e acabam apenas enrolando o lençol de elástico e optando por passar o ferro na hora e usar para tirar as marcas.

Isso gera frustração, perda de tempo e ainda, não deixa o armário com a organização que todos querem. Dessa maneira, saber dobrar corretamente, de um jeito fácil e rápido é fundamental.

como dobrar lençol
Foto: @cantinhodofuxico

Pensando nisso, separei algumas dicas e passo a passo para dobrar o lençol de elástico sem precisar se “descabelar” para isso.

Como dobrar um lençol de elástico?

Apesar da dificuldade que muitas pessoas têm em saber como dobrar o lençol de elástico, a maioria delas ainda optam por eles. Isso acontece devido as vantagens que esse tipo de lençol tem.

Ele não escapa com facilidade do colchão, deixa a cama mais arrumada, facilita a arrumação do dia seguinte e também, é perfeito para as camas box que são as mais vendidas nos últimos anos.

como dobrar lençol infantil
Foto: @atelie_vanessanovais

Sendo assim, não há como negar que saber como dobrar é a melhor solução, não pé mesmo? Então, confira algumas dicas para começar a plicar hoje mesmo:

  • Coloque o lençol do avesso;
  • Em seguida, colocar as mãos na parte interna do lençol, puxando o lado mais comprido pelo braço;
  • Depois disso, é preciso colocar as mãos na borda da direita por cima da mão da esquerda, sempre as mantendo alinhadas;
  • Inverta as mãos, passando a direita para onde estava a esquerda e vice-versa;
  • Com a mão direita, vá até as bordas, sobrepondo uma a outra novamente;
  • As pontas que estão na direita precisam ir até a esquerda, deixando as quinas juntas na mesma mão;
  • Agora, como o apoio da cama, posicione o lençol;
  • Dobre as partes do elástico para esconder;
  • Deixe a dobra do tamanho que desejar para caber no armário.

Passo a passo como dobrar lençol de elástico de casal

O lençol de elástico, principalmente o de casal, acaba sendo um desafio gigante para muitas pessoas. Com ele é muito difícil deixar a prateleira do armário organizada para quem não tem prática no assunto.

Mas, ao contrário do que a maioria pensa, é possível fazer essa dobra mágica e sem dor de cabeça, de maneira simples, prática, rápida e eficiente. Os segredos para isso serão desvendados no vídeo  do canal Organize sem Frescuras:

Dicas para dobrar lençol de elástico solteiro

Assim como a cama de casal, as camas de solteiro também ficam muito mais arrumadas com o lençol de elástico. Além disso, é melhor e mais confortável para dormir, porque não corre o risco de ficar escapando a noite e ter que ajeitar toda hora.

lençol de casal
Foto: @lencois_lingeries

Dobrar o lençol na hora de guardar, porém, é o grande desafio que precisa ser vencido. E, nada melhor para isso, que dicas infalíveis para ajudar na organização.

Antes de começar a dobragem, vale ressaltar que depois de lavado, o lençol precisa ser passado com o ferro. Principalmente nas bordas com o elástico, os amassados deixam com uma aparência feia e parecendo um monte de roupas jogadas no armário.

Ao passar o ferro do lençol, fica mais fácil de dobrar, ele ganha espaço no armário e fica muito mais organizado. Nesse caso, é importante que o tecido tenha um pouco de umidade para passar ou pode optar também pelo ferro a vapor.

Para que fique perfeito, é necessário apoiar as pontas com o elástico na tábua de passar. Depois disso, é hora de dobrar e para que fique perfeito, mas de um jeito fácil e rápido, acompanhe as dicas de como dobrar lençol de elástico de solteiro.

Veja o passo a passo do cal da Claudinha Duarte:

Como dobrar lençol de elástico de bebê

O lençol de bebê é bem menor que os de casal e de solteiro e por isso, apesar de parecer mais fácil pode ser o mais difícil que tem. Afinal de contas, todas as mamães querem que o guarda-roupas do bebê também esteja organizado, não é verdade?

Para berços, os lençóis de elástico também são muito mais práticos. É comum as mães terem medo de deixar o bebê no berço perto de algum pano que possa sufoca-lo. Com isso, o lençol de elástico ajuda a não permitir que ele saia e cause nenhum dano ao pequeno.

lençol de elastico
Foto: @avovofaz

Sendo assim, esse é de fato, o tipo de lençol mais escolhido também para bebês. Dessa maneira, o armário fica cheio deles e é muito importante saber como dobrar lençol de elástico de bebê.

Saiba como fazer isso:

  • O primeiro passo para dobrar o lençol do bebê corretamente é abri-lo bem em cima de alguma superfície reta, como a cama, por exemplo;
  • Em seguida, uma as duas pontas colocando uma dentro da outra;
  • Depois, é preciso virar o lençol de bebê na horizontal, unindo as duas pontas restantes;
  • Como já foi feito anteriormente, é preciso unir as duas pontas que sobraram, colocando um dentro do outro;
  • Depois é importante apoiar em uma superfície para dobrar as duas partes do lençol de uma maneira em que a parte do elástico fique para dentro;
  • Assim como o lençol de adulto, caso o lençol de bebê precise de mais uma dobra para caber no espaço e para ficar mais organizado, basta fazer assim.

Pode parecer difícil, mas é questão de praticar e ter um pouco de paciência. É importante seguir o passo a passo. Os vídeos acima com as dicas, também podem ser aplicados para lençol de elástico de bebê.

O resultado vale muito a pena e com certeza deixa o armário mais organizado o que faz com que facilite na hora de encontrar o que precisa. Caso o lençol acompanhe a fronha, ele pode ser guardado dentro de uma delas para que o jogo fique junto e bem organizado.

Deixe um comentário