Como colar tecido na parede: Tipos de cola e tecido certo

como colar tecido na parede
Foto: @anaaaa_faria

Para quem já viu uma linda parede com tecido com certeza deseja saber como colar tecido na parede. Essa é uma bela maneira de dar uma renovada no visual da casa sem que seja necessário gastar muito ou ter dificuldades no processo.

O tecido na parede é capaz de dar vida ao ambiente e combinar os detalhes para que a decoração fique impecável. Perfeito para quem ama cores, estampas e texturas.

Em comparação com outros revestimentos, o tecido tem um valor bem mais inferior e relativamente baixo. Além disso, as opções de cores e estampas são muitas e, com isso, fica fácil escolher a preferida.

O valor de cada tecido varia de acordo com o material de cada um, pois além das cores serem variadas, o tipo de tecido também varia, podendo escolher o que cabe no orçamento.

Um dos pontos que mais agradam na hora de colar tecido na parede, é saber que quando precisar ou desejar fazer a troca, a remoção é simples e não gera danos na parede em questão.

Foto: @monalisatecidos

Agora que já se conhece as vantagens, vamos saber um pouco mais sobre como colar tecido na parede.

Como faço para colar tecido na parede? 

Por ser uma alternativa prática, é muito importante aprender o processo de como colar tecido na parede. Para isso, conhecer as técnicas é fundamental.

Apesar de existir maneiras variadas para a aplicação do tecido, com cola branca e fita dupla face são as mais comuns, mais fáceis e com certeza, as mais utilizadas.

tecidos para parede
Foto: @doisanjostecidos

É importante seguir algumas dicas para que o processo fique mais simples. Uma delas, é que a cor da parede seja clara, de preferência branca, se possível. Dessa forma a cor não irá prejudicar o tecido.

O tamanho do tecido também precisa ser correto. O ideal é medir bem a parede que for colar o tecido para não haver erros.

Outra dica é que se o tecido for estampado, é importante seguir bem as estampas para se casarem nos encontros entre um tecido e outro.

Tipos de cola para aplicar tecido na parede

 Para saber como colar tecido na parede, é importante conhecer os tipos de cola existentes para esse processo.

Existem dois tipos de cola capazes de colar de maneira eficiente o tecido na parede sem que o acabamento fique ruim ou saia com facilidade.

Esses tipos de cola são: cola branca e fita dupla face. Todas as duas são encontradas com facilidade no mercado ou na internet.

Confira também um receitinha incrível do Canal Márcia Cris:

Tecidos ideais para colar na parede

O tecido ideal para colar na parede precisa ter em sua composição pelo menos 70% de algodão. Além disso, é importante que ele seja mais fino para que não pese e desgrude da parede.

tipos de tecido
Foto: @casadavovopelotas

Em relação às cores, estampas e texturas, o ideal é combinar com o ambiente que desejar montar, já que os tecidos podem ser colocados em vários ambientes diferentes.

É possível combinar estampas variadas, cores variadas, não há um padrão específico de cor. É importante também testar o tecido antes de aplicá-lo na parede, como entrará em contato com cola e água, precisa verificar se não há a possibilidade de manchar.

Vale lembrar que existem tecidos impermeáveis e esses são os melhores para colar na parede. São mais fáceis de limpar e podem durar mais tempo em perfeito estado.

Passo a passo como colar tecido na parede

Apesar de saber como colar tecido na parede seja fácil, existem um processo a ser seguido para que o resultado fique perfeito e não haja problemas futuros. Sendo assim, acompanhar quem já entende do assunto é fundamental.

Acompanhe o passo a passo:

Dicas para colar tecido na parede rebocada

Colar tecido na parede rebocada não é impossível. Apesar da textura da parede ser diferente em relação à uma parede pronta, lisinha e pintada, o tecido cobre essa textura.

Apesar disso, antes de comprar todo o tecido e começar a aplicação, é importante fazer um teste em um pedaço da parede para saber se a cola vai pegar normalmente ou se a fita dupla face será mais eficiente.

Porém, uma dica muito importante para que o resultado seja 100% eficaz, é fazer uma demão de tinta no reboco antes da aplicação do tecido, pois como já foi mencionado, o melhor é colocar o tecido mais fino para não desgrudar da parede.

Veja o passo a passo do canal da Klesya Fontinele:

Como colar tecido na parede com textura?

É importante saber como colar tecido na parede com textura de maneira eficaz e prática. Para isso, alguns processos são importantes e é necessário ter em mãos alguns materiais para ajudar.

Um exemplo é uma bandeja de pintor e um rolo de pintura, pois eles serão responsáveis pela aplicação da cola na parede e a bandeja vai ajudar a retirar o excesso de cola.

É importante também ter um estilete em mão para fazer o corte certo do tecido. Além de outros itens essenciais como: tesoura, espátula, cola branca, pano limo, vasilha, a fita e claro, o tecido escolhido.

Depois é hora de começar a aplicação do tecido na parede com textura.

  • Misture meio vidro da cola branca com um copo de água em uma vasilha;
  • Em seguida, aplique essa mistura na parede;
  • Deve esperar até que a mistura fique pegajosa;
  • Começando de cima para baixo, é hora de aplicar o tecido, lembrando de deixar um espaço de alguns centímetros para o lado;
  • Coma ajuda da espátula, deve alisar para ficar bem colado;
  • Depois, é importante passar mais cola nas extremidades e nas emendas do tecido;
  • Por último, retirar o excesso de tecido com a ajuda do estilete.

Se a preferência for aplicar com a fita dupla face, é importante saber que a aplicação precisa ser feita em paredes menores ou para acabamentos com o tecido.

Apesar de ser uma das maneiras de colar tecido na parede, essa solução não é permanente e os cuidados são maiores para que não haja marcas na parede após a aplicação.

O melhor de aplicar o tecido na parede é que quando cansar da cor ou da estampa, a remoção é bem fácil e depois é só repetir o processo de aplicação para colocar outro.

Veja todas as dicas com a Família Dipirar:

Deixe um comentário