O artesanato mineiro é um dos mais famosos do Brasil, pois é um estado com bastante diversidade cultural.
Vários tipos de materiais podem ser usados nos artesanatos originais de Minas Gerais como é o caso da pedra sabão, cerâmica, barro, tecidos, prata, madeira, estanho, ferro e fibra trançada.
Um dos pontos fortes desse tipo de artesanato é a tradição e histórias, pois os mineiros são fiéis à sua cultura.
Além disso, eles têm ligação com o período do ouro no país com muito luxo e uso de pedras preciosas para inspirar os artesãos.
Saiba mais: Tudo sobre o artesanato da Região Norte
O que é artesanato mineiro?
A grande maioria dos artesanatos são habilidades manuais transmitidas de geração para geração.
No caso do artesanato mineiro, as origens são fortemente ligadas com os povos indígenas, histórias folclóricas e outros fatores.
Nesse estado, as influências estão relacionadas com o estilo Barroco. Dessa forma, possuem uma riqueza de detalhes indescritível.
Além dos detalhes e histórias contadas pelos artesãos mineiros, as peças possuem cores vivas, alegria e muita vivacidade.
É possível observar o prazer e a alegria na fabricação das peças, pois são inteiramente criadas e fabricadas com amor e dedicação.
Como o próprio nome do estado diz, muitos recursos naturais são usados na fabricação dos artesanatos como pedras, madeira, ferro, barro e muito mais.
Confira ainda: Conheça as principais características do artesanato da região Sul
Conheça os tipos de artesanatos mineiros e suas características
Como mencionado anteriormente existem vários tipos de artesanatos em Minas Gerais e alguns são muito especiais para os mineiros.
Suas características são únicas e especiais, dessa forma, são peças reconhecidas em todo país por seu aconchego e beleza.
Os principais tipos de artesanato mineiro são:
Artesanato em Pedra Sabão
O artesanato em Pedra Sabão é comum nas cidades Ouro Preto, Congonhas, Mariana e Serro. Sua fama vem do famoso Aleijadinho, um barroco muito importante para a história de Minas Gerais.
Existem várias obras feitas originalmente por Aleijadinho, e essas obras inspiram artesanatos e réplicas para os turistas para fins decorativos.
Veja também: Lojas de artesanato online com frete grátis
Artesanato mineiro em Cerâmica
A grande maioria dos artesanatos em cerâmica são de origem indígena e as cidades onde esse tipo de artesanato é comum são o vale do Jequitinhonha e São Francisco.
Vários tipos de itens podem ser criados com a cerâmica como panelas, vasos, personagens da tradição mineira e muito mais.
Os personagens e bonecas são um clássico nas lojas de artesanatos de Minas Gerais e as cores e detalhes são realmente incríveis.
Artesanato em Madeira
Já os artesanatos de madeira são feitos em praticamente todo o estado e geralmente possuem formatos de algo especial para determinada região.
Alguns dos modelos mais tradicionais de artesanato feito em madeira são as imagens religiosas, personagens históricos da cultura de Minas Gerais, imagens de animais típicos do estado e muito mais.
Um clássico mineiro feito em madeira são as carrancas das margens do Rio São Francisco em Pirapora.
Na pequena cidade de Iguatama há uma enorme carranca rica em detalhes guardando as duas pontes que estão sobre o Rio São Francisco.
Esse tipo de obra de arte possui feições animais, com olhos humanos e equinos mesclados. Algumas pessoas ainda associação sua aparência com um dragão.
Na história mineira, as carrancas eram colocadas na frente das embarcações para afastar os maus espíritos.
Hoje em dia elas são usadas para fins decorativos e podem ter tamanhos, feições e cores variadas.
Artesanato Tapeçarias
As tapeçarias são comuns em Minas Gerais podendo ser bordadas com lã, decoradas com tintas coloridas e muito mais.
Os desenhos podem ter diversos temas como indianos, hispânicos, renascentistas e temáticas atuais com muita cor e vida.
A cidade de Diamantina, Vale do Jequitinhonha e Passa Tempo são famosas pelas tapeçarias lindas e modernas.
Artesanato em palha de milho
Outro material comum no artesanato mineiro é a palha de milho. Apesar de simples, o resultado são lindas obras de arte.
Além dos materiais citados anteriormente, as peças bordadas, trançados em talas e bambus, crochê e tricô também são muito comuns em Minas Gerais.