O grafiato é uma tendência decorativa que continua fazendo muito sucesso em diferentes espaços.
É uma forma simples de mudar o visual do lar ou de um espaço de trabalho, seja em um jardim, uma área gourmet ou uma sala de estar.
Ele traz um efeito sofisticado, mas que pode ser aplicado facilmente, sem a necessidade de uma mão de obra profissional.
Confira também: Como colar tecido na parede
Contudo, se for fazer por conta própria e sem ter experiência, não há garantia que o acabamento fique 100% correto ou do jeito desejado.
Em todo caso, vale à pena experimentar e conferir tudo sobre como escolher e aplicar o grafiato com mais segurança e praticidade.
Além disso, saiba mais sobre os tipos, as cores e o rendimento da massa.
Leia mais: Como tirar fita dupla face da parede
O que é grafiato?
Grafiato é um acabamento feito na parede que promove texturas com boa durabilidade, baixo odor e de fácil aplicação.
Esse revestimento possui polímeros acrílicos, garantindo resistência e impermeabilidade.
A textura produzida através do grafiato, basicamente, oferece um efeito de arranhaduras que pode ser feito de diversas maneiras.
Assim, a massa usada para fazer grafiato consegue criar um visual sofisticado, elegante e atrativo, sendo capaz de disfarçar ranhuras, irregularidades e outras imperfeições na parede.
Veja ainda: Parede pintada com fita
Quais são os tipos de grafiato?
Existem, pelo menos, 10 tipos de grafiato, que se diferenciam pelo estilo de ranhuras que são aplicadas de diferentes formas.
Contudo, podem ser feitos sem uma mão de obra especializada, pois o grafiato em si é uma massa com texturas simples com baixa complexidade para ser aplicada.
Sendo assim, os estilos mais conhecidos são:
1- Grafiato vertical
Esse tipo é o mais comum e pode ser obtido quando a parede recebe a massa de baixo para cima.
2- Grafiato horizontal
O estilo horizontal é outra alternativa que se forma quando a massa é aplicada de uma lateral a outra da parede, como o próprio nome indica.
3- Grafiato cruzado
Outra opção pode ser a mistura entre o tipo vertical e horizontal, formando assim vários quadradinhos pequenos na superfície.
Texturas
Além do grafiato, outra técnica muito utilizada para proteção e personalização de paredes é a textura. Veja alguns tipos:
Textura de rolo
Esse tipo de grafiato oferece diferentes opções de desenho, de acordo com o rolo de tinta personalizado para ser usado no acabamento, assim, é como escolher um papel de parede.
Textura Projetada Travertino
É uma opção de textura projetada, obtida a partir da quantidade de flocos que a parede recebe, que são poucos, grandes e planos.
Chapisco
Esse estilo surge quando a superfície ganha pequenos flocos em uma quantidade maior do que o travertino.
Flocado
Seguindo a mesma lógica que o chapisco, é a textura projetada que se diferencia por receber os flocos maiores.
Textura meia-lua
A partir dos movimentos circulares, a aplicação é feita na tentativa de criar uma textura mais uniforme do que o tipo anterior, com traços bem delineados em meio círculo.
Além disso, o grafiato possui tipos de massas com diferentes gramaturas e malhas que farão toda a diferença para definir qual massa comprar, são elas:
- Malha 8: um modelo bem mais rústico de grafiato, utilizado principalmente em áreas externas.
- Malha 10: um modelo intermediário, entre a malha 8 e 12, oferecendo um nível médio de ranhuras.
- Malha 12: um modelo bem mais delicado, sendo mais usado para os ambientes internos
Quais as cores mais usadas no grafiato?
A massa do grafiato costuma ser vendida na cor branca, mas o acabamento da pintura, após a aplicação, pode dar outra cor à textura.
Em todo caso, é bem comum encontrar grafiato nas cores cinza, creme e ouro velho, sendo estas as cores mais usadas.
Geralmente, a aplicação é feita em uma única parede e muita gente também opta por cores mais vibrantes ou outras opções que combinem com a decoração do espaço.
Como fazer grafiato passo a passo
Aprenda a fazer o grafiato seguindo o passo a passo adequadamente.
- Passo 1: verifique o estado da parede e faça os ajustes necessários, pinte a parede da cor do grafiato ou deixe para pintar após a aplicação (se a massa for branca). No entanto, para o grafiato ficar legal e ter maior durabilidade, ele precisa ser aplicado em um fundo neutro, branco ou da mesma cor dele, através de um selador de boa qualidade.
- Passo 2: use uma desempenadeira de textura para passar a massa de baixo para cima na parede, evitando passar muito para não deixar a textura grossa demais.
- Passo 3: espere 10 minutos, em média, para que a massa seque um pouco.
- Passo 4: aproveite que a massa ainda continua molhada e passe a desempenadeira de cima para baixo para fazer as ranhuras na vertical por cima da massa já aplicada.
- Passo 5: por fim, faça o acabamento no cantos, usando uma espátula, para ajustar o grafiato nas bordas.
Quanto rende uma lata de grafiato?
O consumo médio do grafiato está em torno de 3,5kg por cada metro quadrado.
Assim, uma barrica de 25kg pode suprir uma área de parede entre 4 e 6 metros, e uma de 50kg garante a pintura de 10 a 12 metros.
Qual o melhor grafiato para área externa?
A malha rústica ou malha 8 é a mais indicada para área externa por ser mais grossa do que as outras.
Assim, esse tipo de grafiato vai ter maior durabilidade em uma área que estará sofrendo maior efeito da luz do sol e da chuva.
Como tirar grafiato da parede?
Apesar de ser um dos revestimentos mais fáceis para aplicação na parede, o grafiato é difícil de tirar, então é melhor pensar bem antes de realizar a mão de obra.
A forma mais prática é aplicar massa corrida sobre a textura, de forma a eliminar essa textura de baixo relevo, nivelando a superfície.
Do mesmo modo, mudar a cor do grafiato também pode ser outro problema, por isso a decisão da cor é igualmente importante.
Faça o grafiato com planejamento e comece apenas com uma parede, encarando na prática as vantagens e desvantagens desse acabamento tão bonito.