Já ouviu falar ou se encantou por algum trabalho feito de tricotin? Essa técnica está em alta e tem uma grande demanda de pedidos.
A razão para tamanho sucesso é o fato de ser muito delicado, e ideal para fazer nomes para decoração de quarto de bebê.
Embora seja muito delicado, o tricotin não é difícil de ser feito, basta conhecer a forma correta de fazê-lo e assim terá êxito.
Para que você conheça melhor esse tipo de trabalho, criamos esse conteúdo completo sobre tricotin com passo a passos, dicas e fotos.
Qual a melhor linha para fazer tricotin?
Podemos encontrar muitas linhas no mercado, sendo que cada uma delas tem uma função específica.
Talvez você pense que tricotin se parece com tricô, logo a linha seria a lã, certo? Sim, está correto, pois a lã é o material ideal.
A razão disto é que este tipo de linha é mais delicado, além de remeter à ideia de leveza, dessa forma fica ideal para o uso final, que geralmente é para quartos infantis ou ambientes que se pretende ter leveza.
Além disso, deve ser uma linha que possibilite fazer pontos. Caso seja muito fina, acabará fazendo nós e não dará o resultado esperado.
O melhor de tudo é que a lã não é um material caro, então é possível comprar várias cores e fazer suas artes como quiser.
Como fazer uma máquina de tricontin caseira com pregos?
Antes de começarmos este tópico, devemos avisar que é sim possível fazer o tricotin manualmente, sem depender de uma máquina.
Esse quebra-galho ser feito com materiais muito simples, que podem ser encontrados com facilidade e comprados por um preço bem baixo. Para quem está começando, uma máquina caseira já está de ótimo.
Então, aprenda a fazer com o passo a passo a seguir.
Materiais
- Fita isolante;
- Um cano de PVC, com 5 centímetros de altura e 25 milímetros de largura;
- 4 pregos de espessura fina.
Modo de fazer
Para fazer é muito simples, visto que basta posicionar os quatro pregos nas laterais do cano, de forma que tenham dois pares paralelos.
Depois, cole seus pregos nesta posição usando a fita isolante, de forma que fiquem bem firmes e não se soltem.
Talvez seja mais fácil colar um por vez, mas isto fica ao seu critério, só não se esqueça de deixá-los paralelos.
Como fazer tricotin passo a passo
Depois de termos lhe ensinado a fazer a máquina manual, o próximo passo é aprender como fazer o tricotin de fato.
Não deixe de fazer sua maquininha, uma vez que será muito útil, e pode ser feita com materiais que tem em casa. Confira o passo a passo abaixo.
Materiais
- Máquina de tricotin (pode ser a caseira);
- 1 rolo de lã, da cor que preferir;
- Agulha de crochê;
- Arame galvanizado;
- 1 alicate de pressão;
- 1 peso para segurar a linha.
Modo de fazer
Comece colocando o fio de sua lã dentro do cano da maquininha que fizemos, e leve-o até a outra extremidade, onde você prenderá esta ponta no peso dando um nó.
Voltando à parte de cima, pegue a linha e comece a fazer seu tricotin passando a lã em volta de um dos pregos.
Quando terminar a volta, passe para o prego que está ao lado, mas passe a lã começando pelo lado de dentro do prego, também dando uma volta completa.
Siga dessa forma até passar a lã pelos quatro pregos, lembrando que a volta deve começar pelo centro, e não pelo lado de fora do prego.
Faça este mesmo processo uma segunda vez, e quando terminar, pegue o ponto debaixo e passe por cima do prego com o auxílio da agulha de crochê, colocando-o na parte interior de sua máquina de tricotin.
Faça este processo até que seu tricotin tenha o tamanho adequado para formar a imagem que desejar, lembrando que deve primeiro passar a lã pelos 4 pregos e depois pegar o primeiro ponto e passá-lo ao centro.
Lembre-se de ir puxando aquela ponta que ficou presa ao centro, pois ali já sairá seu tricotin feito.
O próximo passo será colocar o arame, que servirá para modelar o desenho ou nome que pretende fazer.
Comece fazendo um rolinho de duas voltas na ponta de seu arame, usando o alicate para te ajudar, mas se atente à ponta do rolinho, que deverá ficar para dentro para não ferir seu trabalho.
Tendo isto feito, passe o seu arame por dentro do tricotin, introduzindo a parte que tem o rolinho, e indo até o fim.
Depois disso, basta modelar no formato que desejar, e tendo isto feito corte o pedaço excedente de arame e enrole a ponta cortada.
Para finalizar seu tricotin, pegue todos os pontos de baixo de seu tricotine leve-os para o centro, todos juntos e puxe a linha para o centro, para arrematar o ponto, bastando dar um nó no final.
Veja um passo a passo em vídeo de como fazer tricotin:
Dicas de acabamento em tricotin
O que realmente dá acabamento ao seu tricotin é a forma com que ele é moldado para fazer o que se deseja, além do arremate do último ponto.
Para moldar de forma adequada você precisa de prática, mas existem técnicas que podem ajudar.
A primeira delas é tentar não entortar ou amassar o arame nos locais que devem ser retos, assim o acabamento fica mais profissional.
Além disso, tente fazer as letras de um tamanho proporcional, assim fica mais fácil para moldá-las sem comprometer a aparência de seu trabalho.
Em relação ao arremate, uma boa dica é aprender a fazer os arremates de crochê, visto que é praticamente a mesma coisa, e com bastante treino é possível fazer um bem bonito.
Como usar uma máquina de tricotin ou Icord
Veja como usar uma máquia de tricotin passo a passo para criar a sua peça:
Ideias de artesanato com tricotin manual
Existem muitas coisas que podem ser feitas com a técnica de tricotin manual, sendo que a regra é escolher desenhos que sejam bem definidos só pelo contorno.
Por exemplo, se você fizer um cacto é possível identificá-lo mesmo sem estar preenchido, então é uma bela ideia para tricotin.
O mesmo ocorre com flamingos, foguetes, corações, gatinhos, elefantes, nuvens e muitos outros desenhos que ficam excelentes.
Mas, certamente os que mais brilham neste meio são os escritos, sendo os principais os nomes, geralmente usados em quartos de bebês.
Além disso, outra opção queridinha dos fãs de tricotin é a palavra love.
Uma ideia bem legal de decoração é fazer um belo porta retrato de tricotin.
No Natal, aposte em enfeites como mini árvores ou o que preferir. É perfeito para personalizar.
Estas são algumas dicas, mas não se esqueça que o trabalho é seu, e no artesanato a imaginação é quem manda, sendo assim pode fazer o formato que quiser!
Esperamos que este material sobre tricotin tenha tido grande utilidade para você, para mais dicas continue nos acompanhando!