O tricô gigante, também conhecido como maxi tricot, está conquistando seu espaço no ramo da decoração.
Ele deixa o ambiente sofisticado e com um toque de aconchego maravilhoso. E é uma ótima opção para se esquentar nos dias frios e chuvosos.
Com esse tipo de tricô é possível fazer mantas, colchas e até cobertores. O bônus de se usar é que fica muito macio e confortável. Ainda na decoração, pode ser usado como capas de almofadas, mantas para sofás, tapetes, entre muitas outras ideias.
A técnica que diferencia o tricô gigante do tradicional é que os pontos são feitos em proporções bem maiores e não utiliza agulhas. Com os fios preparados, o trabalho é feito somente com as mãos.
Como a técnica não é tão comum no Brasil, o valor de mercado ainda é caro. Mas, com algumas dicas de onde comprar os materiais e como fazer passo a passo, você poderá personalizar a sua casa e ainda lucrar com esse tipo de artesanato.
Veja algumas ideias incríveis e aprenda a fazer suas peças!
Onde comprar material para fazer tricô gigante?
O que gera mais dúvidas nesse tipo de trabalho é: onde comprar fio para tricô gigante? Para responder é necessário que você entenda que, os materiais mais utilizados são o fio de tecido de malha soft e lã merino.
Para a primeira opção é preciso cortar o tecido e costurar para formar o fio, uma vez que não é vendido pronto.
A lã merino pode ser comprada em lojas de tecido ou pela internet em armarinhos virtuais ou em sites como Mercado Livre e Elo7.
Mas não se preocupe, a seguir iremos mostrar o passo a passo.
Muitas pessoas utilizam o fio de malha (o que difere do fio especial, é que não ficará tão quentinha e aconchegante, mas fica lindo da mesma forma).
É possível também fazer o próprio fio com o tecido que você desejar.
Uma grande desvantagem da lã merino é ser um material frágil, que desfia facilmente e não aceita ser lavado com facilidade.
Como fazer tricô gigante passo a passo
Esse tutorial é baseado em tricô gigante feito com fio soft. Caso resolva fazer com lã merino, inicie sua peça após o término do passo a passo da montagem dos fios.
Para começar, corte o tecido em tiras de aproximadamente 10 centímetros cada. Corte ele na direção, que ao ser esticado, o tecido enrole.
Emende os pedaços cortados com uma máquina de costura para dar um acabamento mais perfeito. Após fazer as emendas, vá puxando e esticando para que fique parecido com cordas, bem enrolado.
Agora, esconda as emendas. Para ficar um fio bem caprichado, utilize uma agulha de mão com linha, para fazer o arremate das emendas e assim ficarem bem escondidas.
Lembre-se de cortar os excessos da emenda, para que não fique grosso e que não apareça a costura. Faça o arremate sempre de dentro para fora. Para que fique bem redondo, conforme o resto do fio.
Antes de começar o trabalho, enrole o fio como um novelo. Isso facilitará na hora de fazer o tricô.
Comece fazendo um nó na ponta. E vá formando a corrente, mas ao invés de usar agulha, você fará com as mãos. Para uma manta, é utilizado em torno de 30 correntinhas.
A quantidade de pontos ficará ao seu critério. Conforme o tamanho em que deseja fazer sua manta.
Considere o primeiro ponto da corrente, como primeiro ponto de base da manta, e conforme vai formando os outros pontos, deixe a voltinha do fio, na mesma posição do primeiro ponto para ficar uniforme.
É muito importante que para cada corrente, da linha de base, você faça um ponto solto. E assim sucessivamente, fazendo a segunda, terceira carreira, até o tamanho que deseja fazer.
Cuide para que os pontos que ficam soltos, não enrolem. Os pontos devem ficar sempre do mesmo tamanho.
É de sua escolha, o tamanho que deve ficar os pontos ou a firmeza deles. Da mesma forma, o quão preso ou quão soltos devem ficar. Desde que fiquem iguais.
Ao chegar na sua última carreira, você deve fazer o arremate para que não se desmanche. Para isso, peque os dois últimos pontos e passe o fio por dentro deles, formando um ponto em volta da mão.
Depois, junte esse ponto com o próximo ponto (que é o terceiro da carreira), e vá passando o fio por dentro, formando outro ponto na mão, e pegando o quarto.
Siga nesse modelo, até o fim da carreira. Dessa forma, criará outra corrente como arremate, finalizando a manta.
Veja os tutoriais completo logo abaixo:
Tricô gigante com as mãos com fio soft
Como fazer manta de lã merino
Caminha para pet feita de maxi tricot
Leia mais: Tricotin: como fazer passo a passo, ideias
Ideias de tricô gigante com as mãos
Assim como a manta, existem outras inúmeras possibilidades de se fazer o tricô gigante com as mãos.
Um dos exemplos, é o cachecol, que sempre é moda durante o inverno. Dispensando o uso de agulhas e usando apenas o fio que desejar. Ou então uma linda blusa.
Você também pode usar o tricô gigante em acessórios do dia a dia, como uma bolsa.
Para a decoração, as ideias são infinitas. Use em capas de sofás, de almofadas, colchas, tapetes.
Usando os pontos em tamanhos grandes, você pode fazer qualquer coisa que desejar, fazendo as tramas com os próprios braços e mãos.
Aprenda também: Amigurumi Passo a Passo: receita, fotos, dicas
O tricô gigante não é difícil de ser feito. Para aquelas pessoas que não possuem habilidades com agulhas mas gostariam de fazer, esse modelo de tricô é uma ótima opção.
É lindo, sofisticado e além de poder ser usado para decoração, é maravilhoso para se esquentar no inverno.