A tapeçaria de parede é uma tendência que tem crescido nos últimos anos e mostra como é possível criar um design de interiores através de tecelagens incríveis que decoram o ambiente.
Nesse sentido, as paredes podem ter tapetes em vários tamanhos, desde os em miniatura até os que conseguem cobrir bastante espaço, do teto até o chão.
As técnicas para criar essas peças de tapeçaria podem ser várias, como feltragem, Esmirna, crochê, macramê, franja, looping e tufado.
Como há diversos formatos e modelos de estampa, definir qual o melhor modelo para determinado ambiente pode ser um desafio.
No entanto, é através do estilo de decoração desejado que se pode encontrar as combinações mais harmônicas e compatíveis.
Conheça muitas opções conferindo tudo sobre esse assunto, a seguir.
Veja ainda: Como fazer tapetes de crochê criativos
O que é tapeçaria de parede?
Tapeçaria de parede é uma técnica que se define como a criação de um item decorativo, feito com técnicas de tecelagem que entrelaçam fios flexíveis, como lã e algodão.
Além dos tapetes tradicionais que são colocados no chão, existem tapetes que são feitos para ocupar as paredes do espaço e, por isso, cabem na categoria da tapeçaria de parede.
Essa decoração existe há muito tempo, e tudo indica que se originou na Ásia, 500 anos a.C., quando tapetes eram colocados na parede com a função de aquecer o ambiente no inverno.
Com o passar do tempo, esses tapetes vão ganhando outras utilidades, por exemplo, já foram usadas como peças para representar riqueza e poder.
Porém, atualmente é uma opção bem mais popular e difundida na sociedade, especialmente quando o tema é decoração e design de interiores.
Vale à pena investir em tapeçaria de parede antiga?
A tapeçaria, em si, é uma técnica antiga, portanto não é por acaso que existem modelos antigos que revelam estampas históricas ou estilos arcaicos que um dia foram muito utilizados.
Por exemplo, alguns modelos antigos apresentam estampas que imitam pinturas renascentistas sobre a tecelagem produzida, e lembram muito a arte do bordado.
Esses modelos podem combinar com determinados estilos decorativos que tragam elementos arcaicos, ou seja, vintage. Então, por que não fazer uso deles?
É mais uma opção para investir, caso seja do seu desejo e a decoração se torne harmônica. Esses modelos podem ser verdadeiras obras de arte expostas no espaço.
As peças apresentam estampas que revelam um período histórico ou símbolos de uma cultura específica, que pode ser do seu interesse.
Decoração com tapeçaria de parede boho
O macramê é uma das técnicas mais usadas para a tecelagem dos fios que querem representar o estilo boho na tapeçaria de parede.
Contudo, esse estilo também costumar ser feito através de customizações em tapetes de algodão cru.
Geralmente, o boho se confunde com uma estética hippie, mas ao mesmo tempo busca elementos glamourosos que podem ser encaixados no conceito de “chique”.
Muitos podem falar de uma espécie de “lovechic” ou, com outras palavras, um visual hippie elegante.
Existem estampas lindas e atraentes que os admirados desse estilo amam e recomendam para ambientes com uma decoração mais despojada ou neutra.
Como fazer tapeçaria de parede personalizada
Para uma decoração personalizada, você pode fazer um modelo simples e fácil de fazer, conforme as opções decorativas que sejam do seu desejo.
Por exemplo, é possível usar um tapete de tecido (com o estilo ou estampa que quiser), fazendo uma dobra na parte superior para encaixar um bastão de madeira nele.
Esse bastão será o suporte para pendurar a peça na parede. No entanto, a peça não acaba aí, pois na parte da frente do tapete é possível fazer pinturas com tintas de tecido e com auxílio de stencil, fita crepe, entre outros utensílios.
Ao pintar o tapete, deixe-o secar totalmente e insira franjas se quiser acrescentar efeitos decorativos ou outros acessórios.
Veja como fazer o passo a passo dessa linda tapeçaria de parede do Shoptime:
Tapeçaria de parede feita à mão com tear alternativo
Para fazer um tear alternativo, a tapeçaria de parede se torna mais elaborada.
A construção de um suporte para tear de maneira alternativa é essencial e pode ser feita manualmente de maneira simples.
Dicas de como fazer
Use um papelão firme e picote a borda superior e inferior com tesoura, usando espaçamentos milimetricamente iguais, de 1 centímetro cada.
Passe uma lã de algodão por entre essas aberturas para transpassar o fio de trás para frente, ao redor do papelão, criando linhas verticais sobre o suporte.
Assim, o trabalho dessa tecelagem de parede será feito a partir do entrelaçamento de outros fios que podem ter cores e gramaturas diferentes.
Esse entrelaçamento vai acontecer na vertical e na horizontal, mas terá como base essas linhas verticais da lã usada anteriormente, que estará fixada no suporte feito de papelão.
Desse modo, entre o papelão e essas linhas verticais de lã, é possível colocar um desenho de papel para estruturar a forma da estampa que será produzida com as outras lãs. Será possível criar franjas, nós, linhas sinuosas ou retas, com esses fios.
Confira o passo a passo da Círculo S/A que apresenta uma sugestão de estampa incrível, a seguir:
Tapeçaria de parede de macramê passo a passo
Essa peça vai ser produzida com a técnica de macramê, tendo como base o trabalho do losango, também conhecido como diamante e feito com festonê.
Para isso vai ser utilizado um barbante de algodão (12 fios), uma madeira de 50cm de comprimento com 2cm de diâmetro, além de tesoura, agulha de crochê (3,5mm) e fita métrica.
Então, para fazer os três modelos de losangos (modelo diamante) utilizados no tutorial, siga este passo a passo da Nilma Artesanatos:
A ideia é aprender a fazer os losangos antes de acompanhar o tutorial completo do painel, pois assim o passo a passo pode se tornar mais fácil e prático.
O painel vai trabalhar com esses losangos que vão deixar a textura mais atraente e criativa, e terá a dimensão total de 85cm x 40cm.
A estrutura e os acabamentos serão minuciosamente detalhados no tutorial completo que, apesar de longo, fará com que pessoas iniciantes consigam reproduzir o processo com calma. Inclusive, essa peça é super indicada para pessoas que estão começando na tecelagem.