Você sabe como encontrar na internet símbolos da Páscoa para colorir e imprimir? O feriado da Páscoa é a próxima celebração do calendário anual após o carnaval.
O feriado da Páscoa é a data que celebra a ressurreição de Jesus após a sua crucificação. É um dos momentos mais importantes dentro do calendário Cristão, e sempre é comemorada anualmente. A Páscoa ocorre entre os meses de março ou abril durante a Semana Santa.
Na religião judaica, a Páscoa também é celebrada, no entanto, ela possui outro significado. Nessa tradição, a data simboliza a libertação dos judeus. Inclusive, o termo Páscoa tem origem no termo hebreu “pessach”, que significa “passagem”.
Veja também: 30 ideias fantásticas de lembrancinha de Páscoa evangélica
Em ambas as religiões, a Páscoa tem um forte simbolismo de esperança e renovação, assim como do surgimento da nova vida.
8 Símbolos da Páscoa para colorir e imprimir
A Páscoa é uma ótima data para realizar atividades pedagógicas com as crianças. Isso porque além dela ter muitos elementos simbólicos, alguns deles possuem um significado lúdico muito forte entre as crianças, como o Coelho da Páscoa.
Assim, é uma ótima ideia usar os símbolos da Páscoa para colorir, especialmente com as turmas de educação infantil. Além disso, é possível aproveitar os significados de cada símbolo para contar a história e transmitir valores às crianças. Veja o que pode ser abordado sobre cada um deles.
Confira ainda: Plaquinhas para charadas para caça ao ovo de Páscoa para imprimir
Pão e vinho
O pão e o vinho significam, respectivamente, o corpo e o sangue de Jesus Cristo. Eles são alguns dos símbolos mais antigos do Cristianismo e são partes fundamentais dos rituais. Assim, estão sempre presentes na celebração das missas.
O pão e o vinho são símbolos recorrentes em diferentes passagens bíblicas. Uma das mais famosas é a da Santa Ceia, quando Jesus partiu o pão e o deu aos seus discípulos, oferecendo depois, vinho para todos.
Saiba mais: Ideias de enfeites de Páscoa em EVA, feltro e reciclagem
Peixe
O símbolo do peixe significa vida. Em grego, a palavra peixe significa “Ichthys”, que é um ideograma para a frase, no mesmo idioma, de “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador.”
Por essa razão, é um costume entre os cristãos consumir o peixe como alimento na Sexta Feira Santa, que recorda a morte de Jesus. No Brasil, o bacalhau é uma das principais escolhas para o almoço da data.
Esse significado também se relaciona com um dos episódios do Evangelho, onde Jesus multiplicou os peixes e os pães, para alimentar uma multidão de pessoas famintas. Outro detalhe acerca do simbolismo do peixe é que a maioria dos apóstolos de Jesus Cristo eram pecadores.
Sinos
Os sinos representam o poder da vida sobre a morte. No domingo de Páscoa, o tocar dos sinos anuncia a ressurreição de Jesus. Assim, chamam a atenção das pessoas para a celebração da simbologia da data.
Cordeiro da Páscoa
O cordeiro simboliza o próprio Jesus Cristo e seu sacrifício pela humanidade em prol de redimir os homens dos seus pecados.
É bem comum que a menção ao animal apareça em diferentes momentos nos escritos sagrados como um sinônimo de Jesus, como na frase “cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo.”
Cristãos e judeus têm no cordeiro um dos símbolos mais antigos da Páscoa. No caso dos judeus, a relação tem a ver com um relato do Antigo Testamento, que conta que Moisés sacrificou esse animal em homenagem a Deus.
Esse ato foi um agradecimento pela libertação do povo hebreu da escravidão no Egito. Por isso, a Páscoa judaica costumava ser celebrada com o sacrifício de um cordeiro servido com pão sem fermento.
Círio Pascal
O significado desse símbolo é a luz e a ressurreição de Jesus. Por isso, é representado como uma grande vela, geralmente acesa e exposta no altar da igreja, durante a celebração do sábado de aleluia.
Folha da palmeira
O início das festividades da Semana Santa começa com o Domingo de Ramos. Esse dia relembra a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém. Na ocasião, as pessoas cobriam a estrada com folhas de palmeira, para celebrar a sua chegada.
Por isso, a folha de palmeira é usada como decoração nas igrejas durante a Semana Santa, especialmente no Domingo de Ramos, quando os fiéis seguram os ramos.
Ovo de Páscoa
Os ovos de Páscoa significam vida e nascimento. Eles são um dos símbolos mais populares da Páscoa. Antigamente, era comum presentear as pessoas com ovos cozidos pintados.
Era um costume para celebrar a chegada da Primavera e que depois, foi adotado pelos cristãos.
Nos tempos modernos, a tradição foi substituída por presentear os familiares e amigos com ovos de chocolates. No entanto, em algumas culturas, ainda faz parte da celebração presentear com os ovos coloridos.
Coelho da Páscoa
O coelho da Páscoa simboliza a fertilidade e a esperança. Isso porque o coelho é um animal associado a grandes ninhadas, por se reproduzir muito. Então, ele simboliza a renovação da vida.
Na modernidade, especialmente na simbologia lúdica para as crianças, é o Coelho da Páscoa quem leva os ovos de chocolate, para a celebração da data.
Usar os símbolos da Páscoa para colorir como atividade infantil é uma forma de entreter e transmitir valores e conhecimento sobre essa celebração tão antiga.