Como fazer polvo do humor reversível: tutorial e molde

You are currently viewing Como fazer polvo do humor reversível: tutorial e molde
Foto: @atelierbrunayamagami

O polvo do humor é um brinquedo que virou febre no mundo virtual através do Tik Tok. Com isso, não somente as crianças, mas também jovens e adultos foram conquistados por ele.

Nas ruas de São Paulo, por exemplo, já é possível encontrar o polvo do humor sendo vendido nos ambulantes. Ele é encontrado normalmente, em duas versões, mas recentemente foram criadas, com a ajuda de uma psicóloga mais duas, ficando o brinquedo com quatro expressões.

As criadoras dessas versões são Isabella (que divulgou a produção no Tik Tok) e Fátima sua sogra. Assim, o polvo do humor pode indicar quando se está feliz, triste, surpreso ou bravo.

Foto: @lina_variedades

Não dá para negar o quanto o polvo do humor está fazendo sucesso no comércio e, para quem deseja fazer o seu, seja de pelúcia, de tecido, de feltro ou de crochê, este artigo traz tutoriais completos de cada um deles e também o molde para fazer em casa. Acompanhe.

Polvo do humor para que serve? 

Um verdadeiro sucesso nas barracas de São Paulo, o polvo do humor ou também polvo reversível, como pode ser chamado, já está à venda na 25 de Março nas bancas e nas cores, tamanhos e preços diversos.

Assim como o próprio no me do brinquedo sugere, ele serve para indicar o humor que a pessoa está naquele determinado momento. É comum hoje em dia, com a popularização do polvo do humor, os casais se presentearem com ele para indicar seu estado de humor e tentar assim, evitar brigas.

Foto: @rsmimosemfeltro_

Mas o polvo reversível vai além de um simples brinquedo. Uma psicóloga conta que já tem um em casa, pois seu marido deu de presente para a filha e que ele é uma excelente ferramenta que poderia ser também utilizada em seu consultório para facilitar que as crianças sinalizem seu humor. Ela ainda afirma que é possível fazer diversas brincadeiras educativas com ele.

Em relação ao preço do brinquedo, na região de São Paulo ele é comercializado por volta de R$30,00 o modelo médio e R$20,00 o modelo menorzinho. E, se há dúvida quanto ao motivo do brinquedo ser um polvo, saiba que não há uma explicação concreta.

Por outro lado, especialistas acreditam que pode ser devido ao fato de o polvo ser um animal sensitivo e isso foi cientificamente comprovado. Segundo a pesquisa, os polvos são capazes de sentir texturas, cheiros e sabores. Além de mudar de cor, se camuflando ao perceber que está em perigo ou dependendo de sua emoção.

Molde para fazer polvo do humor para imprimir

 Para que o trabalho fique perfeito e o polvo do humor possa ser feito de maneira correta e padrão, ter um molde em mãos para ajudar no corte das peças é fundamental.

Já existem no mercado os moldes do polvo do humor para comprar, mas também é possível achá-los na internet prontos para imprimir e assim, facilitar o trabalho gastando pouco.

Veja abaixo um molde para fazer polvo do humor para imprimir:

Como fazer polvo do humor?

 Ainda que seja possível encontrar o polvo do humor em várias prateleiras e em barracas diversas, principalmente em São Paulo e na internet, fazer seu próprio bichinho é muito mais econômico e, com certeza, mais divertido.

Foto: @abs.acessorio

Dessa maneira, fica mais fácil ter cada sensação aparente e transmitir isso para o polvo do humor com as próprias mãos. Além disso, é uma maneira de também poder comercializar essa produção e levar esse brinquedo para mais pessoas e ter uma renda extra.

Além da pelúcia, que é tradicional nesse tipo de bichinho, ele também pode ser feito de outros materiais como pano, feltro e crochê. Cada produção com um passo a passo único e específico que será possível conferir abaixo:

  1. Pelúcia:

A pelúcia é o material mais encontrado em bichinhos de brinquedo para crianças, assim como o polvo do humor. É um material de tecido feito de seda ou lã, algodão ou fibras sintéticas, entre outros materiais.

É o mais usado para confeccionar brinquedos de crianças, pois seu toque é agradável, aconchegante e também não causa alergias. E também, o passo a passo é simples e pode ser feito em casa, com as mãos e em pouco tempo ter o polvo reversível ou polvo do humor pronto para encantar.

Acompanhe o tutorial completo com Tio Lucas

  1. Pano:

O pano ou tecido é considerado o mais fácil de trabalhar. Ele possui diversos tipos e cada pessoa pode escolher qual o melhor para se trabalhar. Por outro lado, vale ressaltar que os tecidos de algodão são mais indicados para crianças, pois não dão alergia.

O tutorial abaixo traz dicas muito importantes para a confecção do polvo do humor e ajuda a fazê-lo do zero, confira com Costura e Bordado Terapia

  1. Feltro:

 O feltro para quem não conhece é um TNT, ou seja, ele é um Tecido Não Tecido. Isso porque o feltro é fabricado através do processo de calandragem com fibras. Ele é muito utilizado para diversos tipos de artesanato e pode ser encontrado liso, mesclado, estampado e com brilho.

Ele é ideal para fazer o polvo do humor, pois é um material resistente. Sendo assim, não haverá problemas ao ficar virando o bichinho do avesso. Mas, apesar de ser resistente, é importante fazer algumas observações antes de trabalhar o feltro, como:

  • Esticar um pouco para sentir a resistência;
  • Verificar a espessura;
  • Sempre fazer os riscos de corte no lado avesso.

Para entender melhor o processo de produção do polvo do humor com feltro, acompanhe o tutorial da Dany Martines

https://www.youtube.com/watch?v=mkwIvgOXd_4&t=4s

  1. Crochê:

 O crochê é uma habilidade que, normalmente, se adquire na infância. Mas não há uma idade correta para se aprender e para quem deseja fazer o brinquedo de crochê, esse é o momento ideal para começar.

O resultado é incrível e é ideal para quem deseja uma renda extra. Além disso, o material para o crochê pode ser encontrado facilmente em qualquer armarinho e lojas de artesanato e o preço é bastante acessível.

Para quem se interessou e deseja saber como fazer polvo do humor de crochê, o passo a passo da Artes em Linha abaixo que vai ajudar:

Deixe um comentário