A pintura em tela é um dos formatos mais apreciados e praticados de arte visual no mundo. É uma expressão que tem quase a mesma idade do homem sobre a terra.
Afinal, as cavernas antigas habitadas pelo homem pré-histórico mantêm os registros da impressão humana através das pinturas rupestres.
As paisagens costumam compor boa parte das telas, sejam profissionais ou amadoras. A natureza, com seus tons, efeitos e formas fascinantes serve precisamente como inspiração.
Contudo, apesar do estímulo das composições naturais, iniciantes podem encontrar certa dificuldade para o primeiro passo.
Portanto, o ideal é que se busque informação qualificada antes mesmo da compra dos materiais. Seja como um hobby ou aposta profissional, é necessário tomar um ponto de partida seguro para realizar a pintura.
Veja a seguir dicas para iniciar o seu trabalho de pintura em tela e como fazer paisagem passo a passo.
Dicas de pintura em tela para iniciantes
As maiores preocupações para um iniciante de pintura em tela são seu material e a escolha da técnica apropriada.
Veja também: Desenhos realistas
Assim, se torna necessário conhecer um pouco do mundo pictórico para fazer escolhas que favoreçam o seu trabalho. Cada detalhe tem sua razão de ser e colabora para o resultado final.
A pintura em tela a óleo, por exemplo, é uma das opções para iniciantes. Isso porque os pigmentos oleaginosos demoram a secar, permitindo que se possa retocar inúmeras vezes. Além disso, torna viável os testes com efeitos, mudança de tonalidade, etc.
Já a técnica de pintura acrílica e aquarela secam mais rápido e não permitem retoques. Entretanto, são opções mais baratas, já que não exigem materiais adicionais como os solventes. Ainda assim, são técnicas versáteis que podem ser, inclusive, mescladas com a técnica a óleo.
Conhecer o círculo cromático é crucial para adquirir apenas os tons necessários de tintas.
Afinal, sabendo que se pode com cores primárias obter as demais cores, dispensamos a ideia de um grande conjunto de bisnagas. Ainda assim, é preciso adquirir tintas de qualidade com caráter profissional.
Quanto aos pincéis, vale a mesma dica, o objetivo é maior qualidade e não quantidade. Portanto, um jogo com quatro pincéis de tamanhos diferenciados já é suficiente para as primeiras composições.
O mais recomendável é que opte pelos de cerda natural, como os feitos com pelos de porco.
Outra escolha cuidadosa deve ser a da tela, afinal, é a superfície que vai sustentar a sua arte. Portanto, ela deve ser escolhida de acordo com a técnica utilizada.
Para os casos de pintura a óleo são as telas em tecido, por exemplo. Já para aquarela é preciso papel de boa gramatura que “suporte” a água.
Para quem está começando aconselha-se começar com telas pequenas, a fim de não investir tanto no início.
Reserve um cantinho especial para manter seus materiais a postos e guardados, pincéis sempre lavados. Materiais de pintura a óleo são tóxicos e devem ser armazenados com todo cuidado.
Acompanhe algumas dicas de materiais para iniciar a sua pintura em tela:
Saiba mais: Desenhos Kawaii
Como fazer uma paisagem passo a passo
Veja agora como fazer paisagem passo a passo com uma técnica simples:
- O esboço
Para iniciar a pintura é preciso fazer um esboço do desenho. Desta forma se tem ideia da disposição dos elementos e da dimensão do mesmo e detalhes como profundidade.
Este esboço pode ser feito com o carvão ou lápis médio, dependendo da superfície escolhida para a pintura.
- Cores
As cores devem estar previamente escolhidas e dispostas sobre a paleta. Como se trata de uma paisagem, obviamente é preciso pensar nos tons naturais e suas variantes.
A cor branca é a mais utilizada, para dar naturalidade às tonalidades e definir os pontos de iluminação.
- Sombreado
O sombreado é indispensável na pintura em tela em paisagem. Afinal, é ele que imprime a ideia de profundidade dando realidade à imagem.
Feitos em tons mais escuros, eles se ancoram nos limites dos objetos no cenário. O efeito da luz e reflexos também são conseguidos através do seu uso.
- Correções
Neste ponto o desenho já está bem definido e é a hora de retocar. Nos casos de pintura a óleo se tem bastante tempo hábil para redefinir detalhes. Para as demais técnicas é exigido mais precisão por conta da secagem mais rápida.
5. Secagem
Aguarde a secagem por completo da pintura a fim de otimizar os resultados. O ideal é preservá-la de contato e resíduos e optar pela secagem natural.
Acompanhe alguns vídeos com dicas e passo a passo de como desenhar paisagem:
Como desenhar uma paisagem com tinta acrílica
Como desenhar uma paisagem natural fácil
Como desenhar uma praia passo a passo
Como desenhar uma paisagem realista
Lembre-se que, com prática e paciência é que se pode aprimorar a técnica alcançando mais qualidade.
Veja sobre: Pontilhismo