Montar um painel da consciência negra nas escolas infantis é uma ótima forma de ensinar a importância desse dia para as crianças.
O dia 20 de novembro é uma data marcante para as pessoas negras e, em alguns estados e municípios, é considerado um dia de feriado.
Esse dia é importante para que as pessoas tenham consciência sobre a igualdade racial e, para que essa consciência venha à tona, algumas atividades podem ser desenvolvidas desde a educação infantil, para ensinar às crianças o quanto essa data é importante.
Nesse artigo, vamos mostrar as melhores maneiras de trabalhar o Dia da Consciência Negra na educação infantil, dando ideias de painéis decorativos para as crianças ajudarem na elaboração.
Veja ainda: 7 Atividades para Copa do Mundo
Modelos de Painéis sobre a consciência negra para escolas
As escolas são o principal meio de aprendizado das crianças, além é claro, dos ensinamentos dados por seus pais.
Pensando nisso, elaborar atividades que contem a importância de certas datas para as crianças é algo fundamental e que deve fazer parte do planejamento de aulas das professoras de todo país.
Leia mais: Desenhos de Natal para colorir e coloridos
Uma boa alternativa para celebrar o dia da consciência negra é montar painéis educativos e interativos nas escolas para os alunos estudarem.
Alguns dos modelos mais usados pelas escolas são:
- Imagens relacionadas com a cultura africana.
- Frases de igualdade racial impactantes.
- Imagens de bonecos mostrando a união pelo mundo.
- O empoderamento e beleza do cabelo Black Power que é um clássico.
- Corações com bonecos de cores distintas mostrando a importância da igualdade racial e muito mais.
Ideias de mural sobre a consciência negra para educação infantil
As ideias de atividades para o dia da consciência negra na educação infantil devem ser pensadas com mais calma, pois as crianças têm formas diferentes de compreender as coisas, então as professoras devem ser específicas e, ao mesmo tempo, lúdicas com as explicações e montagem dos murais.
Essa fase é a mais importante na vida das crianças, pois é na educação infantil que elas aprendem a maioria das coisas importantes sobre a história do país e sua cultura.
Algumas atividades e painel da consciência negra que podem ser feitos na educação infantil são:
- Pintar várias mãos (das crianças) no painel e escrever palavras que simbolizam a igualdade racial.
- Pintar as mãozinhas das crianças em volta do planeta Terra mostrando a importância do amor pelo próximo.
- Pintar e colorir desenhos relacionados com a Consciência negra e montar um painel com as obras de arte realizadas e muito mais.
Como trabalhar Consciência negra na sala de aula?
Dentre da sala de aula pode ser um pouco mais difícil trabalhar a consciência negra, mas não é impossível se você tiver criatividade e imaginação.
Para que o dia se torne lúdico, interativo e recheado de informações relevantes, você pode pedir aos alunos para fazer pequenos teatros, recitar poesias, colorir imagens significativas, fazer trabalhos de colagem em murais e muito mais.
Qual a importância do dia da consciência negra?
O dia 20 de novembro foi escolhido para marcar o Dia da Consciência Negra no Brasil e essa data foi escolhida em homenagem à morte de Zumbi, um dos líderes do Quilombo de Palmares.
Ele foi uma pessoa importante na luta e resistência de pessoas negras que eram escravizadas e resistiu a vários ataques da cora portuguesa.
Por esse motivo, a data de sua morte foi escolhida para celebrar a luta e a resistência do povo no país. Com o decorrer dos anos, a data foi oficializada e hoje é considerado feriado em alguns estados e municípios brasileiros.
Dessa forma, podemos afirmar que o painel da consciência negra é uma das formas de mostrar a importância dessa data e o quanto eles lutaram bravamente para terem igualdade racial.