Se você procura um guia definitivo de crochê para iniciantes, chegou ao lugar correto! Nessa postagem, você vai aprender mais sobre essa técnica incrível de artesanato com agulha especial, tão popular e versátil que ultrapassa gerações.
O crochê é uma forma de artesanato que consiste em fazer um trançado que simule, tridimensionalmente, a textura de uma malha rendada. Através dessa técnica artesanal, da qual você pode fazer uma terapia antiestresse, você também confecciona belíssimos artigos para decoração e faz deles uma boa fonte de renda.
Quando se quer aprender a fazer crochê, é necessário ter em mente qual a melhor agulha, que tipo de linha é apropriado para a peça e quais pontos são mais fáceis de serem feitos. Vamos aos tópicos para esclarecer essas dúvidas?
Pontos de crochê para iniciantes
Uma das primeiras dicas mais importantes é indicar os pontos de crochê mais famosos e fáceis para quem está começando agora.
O ponto mais conhecido é o correntinha: ele consiste no enganchamento da linha com a agulha e no empuxe da mesma através da argola, conforme indica a imagem abaixo:
O ponto alto é super simples, também. Faz-se ao laçar a agulha e introduzi-la, laçando a linha e puxando. Você terá três laçadas na agulha e puxará a linha por dentro de duas. Por último, puxe a linha pelas laçadas restantes.
Outro ponto de crochê fácil de fazer é ponto baixo. Nele, você precisa colocar a agulha na segunda correntinha a partir da agulha, laçando e puxando a linha. Logo após, lace novamente e puxe este laço por dentro dos outros dois feitos, assim:
O ponto baixíssimo é usado para finalizar as carreiras das peças. Você o faz introduzindo a agulha na argola e puxa a linha, diretamente na laçada da agulha.
Qual a melhor agulha de crochê?
Existem diversos tipos de agulha para crochê: com cabo de madeira, plástico, bambu, alumínio e aço niquelado.
Você pode escolher a que melhor se adapta, intuitivamente. É importante ressaltar, entretanto, que existem agulhas com tamanhos específicos para cada tipo de trabalho de peça de decoração.
Quando você for comprar a linha, note que, no rótulo, costuma-se constar recomendações de agulhas para usar.
As numerações de agulhas populares vão de 0,6 a 7 mm: caso você escolha agulhas menores, logo, os pontos ficam mais apertados, e se você optar por agulhas mais espessas, os pontos ficam mais soltos. Então, fica a seu critério fazer essa escolha, de acordo com sua preferência.
Crochê passo a passo para iniciantes
Tapetes são alternativas mais simples de serem feitas e têm um resultado bonito. Pensando nisso, o canal JNY Crochê preparou esse vídeo sobre como fazer um tapete de crochê para iniciantes. Confira!
Dicas simples
O crochê para iniciantes tem certos requisitos para se dar o pontapé inicial. Afinal, é importante ter em mente algumas considerações para não ficar para trás, tampouco se desmotivar.
É sempre bom persistir e praticar para que você aprimore suas técnicas e, consequentemente, seu trabalho artesanal fique belíssimo.
Uma pergunta feita constantemente a especialistas é: como endurecer crochê? E realmente, parece ser uma tarefa complicada confeccionar um artesanato como este:
É bem simples, por incrível que pareça. É só preparar um “mingau” com um litro de água, uma colher de sopa de vinagre e três colheres de sopa de polvilho doce. Mergulhe a peça nesse mingau, deixe escorrer e, quando úmida, molde a peça no formato desejado.
Existem também algumas abreviaturas no crochê, principalmente em revistas sobre o assunto. É bom saber o que elas significam, assim você entende melhor o passo a passo e pode desenvolver com mais propriedade seu trabalho artesanal.
Confira abaixo a tabela de abreviaturas e seus respectivos significados.
O tipo de linha mais usado pelos iniciantes no crochê é o barbante. Você sabia que esse é o fio de maior durabilidade? Então, sem drama na hora de lavar: pode, sim, usar alvejante, exceto nos coloridos.
Ideias de crochê para iniciantes
Pode parecer um pouco complexo logo de início, porém o fundamental é persistir tentando. Lembre-se que a prática leva à perfeição, não importa o que você esteja fazendo.
Confira agora ideias incríveis de crochê para iniciantes.
Caminho de mesa de crochê é perfeito para quem está iniciando. São peças pequenas e delicadas, feitas com vários tipos de linha.
É interessante fazer flores de crochê logo quando se está começando. É simples de fazer e tem um resultado lindo.
Fazer tapete de crochê também é uma boa opção. Existem vários modelos diferentes!
E que tal começar a fazer bolsas de crochê? Além de serem lindas, não são complicadas para fazer.
Blusas de crochê nunca saem de moda e são super versáteis no guarda roupa.
Agora, mãos a obra! Pratique e exercite sua criatividade. Faça capa de cadeira de crochê, vestido, jogo de banheiro, sapatinhos, biquínis e muito mais.
Esperamos que tenha desfrutado da nossa postagem sobre crochê para iniciantes.
Curtiu? Temos mais inúmeras matérias sobre artesanato, decoração e técnicas! Confira já!