O seu gatinho vai ficar muito feliz se você aproveitar caixas de papelão que iriam para o lixo para fazer uma linda casinha para o gato, que também é uma linda peça de decoração para a sua casa. E o melhor desta peça é que sempre que ela estiver gasta ou velhinha, você pode fazer outra com custo muito baixo ou sem custo nenhum, caso você aproveite materiais que já possua em casa.
Dicas para Fazer uma Casinha para o Gato
Para fazer esta linda casinha você irá precisar de: duas caixas de papelão (as usadas aqui medem 53 cm x 39 cm x 74 cm; cada uma); régua resistente (preferencialmente de aço); pistola de cola quente; esquadro; fita adesiva larga; tesoura; caneta hidrocor; lápis; estilete; fita adesiva água-úmida de papel kraft (ou fita adesiva comum, mas essa opção é menos resistente); cartolina ou sulfite; e moldes de gato, rato e os elementos que você quiser (imagens a seguir).
Leia também sobre Como Fazer um Colar de Crochê.
Comece transferindo os moldes escolhidos para a caixa, sendo que o gato será a porta de entrada e o ratinho, a lua e estrela os detalhes. Mas lembre-se que você poderá utilizar o desenho que você quiser para enfeitar a casinha de seu gato.
Em seguida, faça o telhado na parte superior da caixa. Em uma das abas de fechamento da lateral mais estreita desenhe o triângulo que dará forma ao teto e marque-o com o auxílio da régua e do estilete. Repita o processo na lateral oposta da caixa. E aqui você pode abrir na primeira aba uma das janelinhas; para isso desenhe e corte com o estilete uma abertura em formato de lua.
Logo após, na lateral estreita sob o primeiro triângulo de sustentação do telhado, abra a porta em forma de gato, com tamanho de 32 cm x 18 cm, com o auxílio do estilete. Recorte todo o desenho, mas deixando intacta a base, para que a porta possa se movimentar. E pinte o ratinho, com o auxílio da caneta hidrocolor.
Leia também sobre Como Fazer Almofada Decorativa.
Agora, continue decorando a casinha de seu gato, pintando e recortando os formatos que você quiser.
Em seguida, crie um mezanino dentro da casinha de papelão. Para isso, antes de fechar a lateral e o fundo da caixa com a cola quente e a fita adesiva (ou a fita água-úmida de papel kraft), corte uma das abas menores do fechamento inferior (ou um pedaço de papelão de uma caixa sobressalente) para fazer o “degrau” interno.
Logo após, faça o mezanino da casinha marcando o vinco a cerca de dez centímetros da borda e dobrando-o.
Agora, cole o mezanino na parede posterior da casinha. Isso irá fazer com que a movimentação da porta não seja prejudicada.
Em seguida, modele o telhado da casa, marcado e forçando o vinco feito com o estilete e a régua. Aqui os triângulos serão ladeados por duas abas, que também são triangulares, porém menores.
Logo após, nas sobras laterais do telhado aplique cola quente e fixe as abas do fechamento superior da caixa, que sobraram nas laterais mais largas.
Agora, recorte da caixa sobressalente quatro tiras de papelão com cerca de 14 cm x 60 cm, para fazer a chaminé. Fixe-as entre si com a cola quente e reforce a junção com a fita kraft umedecida. Ela também ajudará a dar acabamento à chaminé. Use a cola quente para aplicar este enfeite na casa.
Em seguida, com papelão retirado da caixa que esta sobrando, você deve fazer o telhado. Aqui foi recortada uma superfície de 80 cm x 85 cm. A execução dessa etapa é bem simples: basta vincar o papelão bem no meio e o apoiá-lo sobre a casinha. E para facilitar a higienização da casinha deixe o telhado apenas sobreposto, assim poderá retirá-lo quando necessário. E está pronto!
Créditos: UOL Mulher.