Você já ouviu falar sobre caligrafia artística? Caso nunca tenha ouvido boatos e comentários sobre esse assunto, nesse post iremos abordar detalhes desse tipo de escrita que pode ser considerada uma arte e você entenderá o motivo.
É fato que a caligrafia existe desde muitos anos e foi até praticada por nós na infância com os famosos cadernos de caligrafia para melhorar a escrita do aluno, porém nem todos tiveram que passar por esses cadernos um dia.
A caligrafia artística nada mais é que uma escrita bonita, elegante e com letras desenhadas e contornadas, criadas para escritas de convites de casamento e aniversários de 15 anos por exemplo, mas também para criação de logomarcas de lojas, divulgação de produtos, arte em paredes e fachadas de comércios e outras opções.
Vamos conhecer uma pouco mais sobre essa técnica em uma leitura proveitosa e instrutiva.
O que é a caligrafia artística?
A palavra caligrafia deriva do grego e significa bela escrita, dessa forma a caligrafia é a técnica utilizada para escrever bem e bonito, resumidamente falando.
A caligrafia artística é produzida por uma pessoa denominada calígrafo, que utiliza de materiais específicos como canetas diferenciadas que é o caso das canetas com bico de pena e tintas especiais, a fim de deixar a arte da escrita totalmente autoral para o profissional.
Como aprendemos na época da escola, a arte da caligrafia surgiu desde muito tempo atrás, nas igrejas católicas para realizar a escrita dos documentos oficiais da igreja.
Em se pensando na caligrafia como uma forma de arte, ela surgiu na China, pois para eles era preciso habilidade, espirito, força, ritmo e estética para criar letras incríveis, desenhadas e diferentes.
Ainda na antiguidade, não era qualquer pessoa que podia fazer a arte da caligrafia artística, pois esse era poder exclusivo da igreja que os utilizava para escrever os documentos oficiais da igreja e os textos da bíblia.
Tipos de caligrafia artística
Hoje em dia existem muitos tipos de caligrafias artísticas, mas originalmente elas eram quatro tipos. Com o passar dos anos algumas coisas mudaram e evoluíram e hoje temos os tipos de caligrafia artísticas descritas abaixo:
– Caligrafia inglesa: tem origem da caligrafia irlandesa que era usada pelos homens católicos. Sua principal característica são as muitas voltas, ângulos e inclinações.
– Caligrafia comercial: a mais usada hoje em dia, sendo assim perdeu um pouco do seu valor artístico por se tornar mais “comum”.
– Caligrafia comercial alemã: tipo de caligrafia que apresenta traços finos e sofisticados, sendo que as letras maiúsculas são escritas diferentes das letras minúsculas.
– Caligrafia Italiana: hoje em dia é muito utilizada em lápides e documentos oficiais, mas já foi a escrita oficial da Itália.
– Caligrafia coulée: muito usada na França, e suas principais características são um alongamento maior nas hastes e uma leve inclinação para a esquerda.
– Caligrafia ronde: estilo de escrita original da França, que é ensinado até o dia de hoje. Sua principal característica é ser reta e redonda, não apresentando nenhum grau de inclinação para nenhum dos lados.
Dicas de caligrafia artística para iniciantes
Existem algumas dicas importantes dadas por calígrafos profissionais para que iniciantes possam treinar suas habilidades com caligrafia artística. As principais dicas desses profissionais são:
- Escolha um papel para treinar e treine bastante. Geralmente, papeis com gramatura superior a 140 gramas são melhores de desenhar. Você também pode escolher folhas pautadas para iniciar, pois as linhas da pauta irão te orientar.
- Utilize canetas boas, como é o caso das canetas de ponta fina e canetas ponta pincel. Nesse modelo a dica mais importante é: engrossar os traços ao descer e afinar quando subir.
- Para iniciantes é indicada a pena G com cabo reto.
- Use tintas nanquim ou aquarela, sendo essa última boa para criar efeitos em degradê.
- Controle a força do braço e da mão sobre o papel, para não criar ranhuras desnecessárias.
Confiras as dicas do canal Caligrafia DS:
Exercícios para quem deseja ter uma letra bonita e elegante
Se você deseja ter uma letra bonita ao estilo caligrafia artística, existem alguns exercícios que podem ser realizados para que você possa treinar sua habilidade manual na escrita.
Alguns exercícios propostos para quem deseja ficar expert no assunto são:
- Use e abuse do caderno pautado ou caderno de caligrafia. Com o auxilio das linhas da pauta você pode treinar o tamanho e espessura das letras, além é claro da inclinação das mesmas. Uma outra opção de exercícios é fazer as letras repetidas vezes em folhas quadriculadas.
- Você pode fazer associação entre duas vogais, duas consoantes e só depois ir treinando a escrita de palavras maiores. Treine também as letras maiúsculas separadamente.
- Imprima alguns modelos de fontes de caligrafia artística e traceje por cima, depois brinque de ligar os pontos como na escola quando era pequeno. Esse tipo de exercício irá te ajudar a desenvolver habilidades necessárias para desenhar as letras artísticas.
Veja algumas dicas e exercícios com o canal do Jackson Alves:
Cursos para aprender caligrafia artística
Algumas escolas ainda têm cursos de caligrafia artística disponíveis como é o caso do Senai e Senac. Esses cursos embora não sejam muito divulgados e conhecidos são muito interessantes para quem gosta desse tipo de atividade e apresenta boa habilidade manual.
Para realizar o curso de caligrafia artística, é preciso investir e esse investimento gira em torno de R$ 500,00 presencialmente e R$ 300,00 quando se opta em fazer o curso de modo EaD, ou seja, online.
Uma grande dúvida que pode surgir quando você decide fazer esse tipo de curso é o fato de saber se vale a pena tal investimento. A resposta para esse questionamento é na maioria das vezes fácil, pois tudo depende do que você pretende com o curso, de quais são suas expectativas.
Você pode fazê-lo simplesmente por gostar da área, ou para trabalhar pois existem pessoas que contratam calígrafos para escrever cartas, convites de diversos tipos, quadros, paredes decorativas e outros. Dessa forma, basta que você divulgue seu trabalho e tenha em mente em qual segmento deseja atuar.