Um ar condicionado caseiro pode ser uma solução excelente para os lugares nos quais o calor costuma castigar.
Com muita criatividade e alguns produtos bem acessíveis, o projeto pode realmente alcançar um nível de eficiência muito satisfatório.
Sendo assim, resolvemos ensinar, em um passo a passo bem simples, como você poderá criar um ar condicionado caseiro com materiais bem baratos e fáceis de serem encontrados. Com isso, você terá essa excelente opção para refrescar a sua casa.
Ar condicionado caseiro funciona mesmo?
Quando imaginamos um ar condicionado caseiro, o primeiro pensamento é relacionado à eficiência do produto.
Obviamente, os projetos não têm a mesma qualidade ou eficiência de um ar condicionado moderno, mas, para refrescar certos ambientes, especialmente aqueles com espaços reduzidos, o produto é bem interessante.
Além do mais, ele é uma boa oportunidade para deixar a sua criatividade falar mais alto.
Isto é, a construção de um ar condicionado caseiro geralmente é bastante divertida, e claro, ter o orgulho de colocar o aparelho para funcionar com as próprias mãos é reconfortante.
Como fazer ar condicionado caseiro com ventilador e gelo?
Conforme foi prometido, apresentaremos agora um belo passo a passo para lhe ajudar a criar um ar condicionado caseiro de uma forma bem simples.
Então, para começar, separe os materiais que você irá precisar:
- Um balde de cinco litros com tampa;
- Um balde de isopor (esse balde deverá ter um tamanho que permita a inserção dentro do balde maior, deixando as bordas de ambos os baldes paralelas uma a outra);
- Três pedaços de tubo de PVC (o diâmetro deve ser próximo a 80mm e cada pedaço deve possuir 10cm de comprimento);
- Uma serra comum;
- Uma furadeira com serra copo;
- Um ventilador pequeno;
- Um galão de água congelada (que caiba dentro do balde).
Como pôde notar, os materiais são comuns e você não terá muita dificuldade em encontrá-los. Outro detalhe importante é o tamanho do ventilador, já que ele deve se menor do que o diâmetro da tampa do balde de cinco litros.
Assim, com todos os materiais em mãos e muito ânimo, podemos começar. Acompanhe:
Pegue a tampa do balde de cinco litros e marque a área na qual o ventilador pequeno será encaixado. Essa marcação deverá considerar toda a circunferência do ventilador, pois ele será inserido na tampa.
Corte na marcação para fazer o encaixe do ventilador, de acordo com as marcações feitas no passo inicial.
Lembre-se de que o ventilador será encaixado apontando para baixo, a fim de permitir que ele puxe o ar de fora para dentro do balde.
Faça os devidos ajustes no ventilador para que ele se encaixe na circunferência de forma perfeita.
Insira o balde de isopor dentro do balde de cinco litros, lembrando que, se ele tiver tampa, será necessário cortá-la do mesmo modo que foi feito com o balde maior.
Com a ajuda da serra copo, abra três buracos na parte lateral dos baldes para poder encaixar os tubos de PVC. O diâmetro deve ser o ideal para que os tubos fiquem bem encaixados.
Depois, insira os tubos em cada uma das cavidades, pois será através deles que o ar frio irá sair.
Por fim, coloque o galão de água gelada dentro dos baldes, coloque a tampa e ligue o ventilador.
Esse passo a passo é bem simples, não é mesmo? Mas se prepare, pois temos mais um tutorial em vídeo do canal BloodyVids. Veja e aprenda:
Ar condicionado caseiro com cerâmica e isopor
Além das ideias apresentadas acima, existem outras inúmeras formas de se fazer um ar condicionado caseiro.
E para você ter outra opção, resolvemos apresentar o ar condicionado caseiro feito com cerâmica e isopor. Confira:
Portanto, com esses passos simples você poderá criar um incrível ar condicionado caseiro. Por ser portátil, o produto poderá ser levado para diversos cômodos da casa, o que poderá ser uma excelente opção para ambientes menores e muito abafados.
De qualquer modo, apesar de não ter a eficiência de um produto industrial, a criação é capaz de garantir certo conforto, diminuindo o calor de uma forma bem interessante. Logo, valerá a pena colocar a mão na massa e levar a cabo esse projeto tão criativo.