Realizar atividades sobre consciência negra para educação infantil deveria ser algo corriqueiro ao longo de todo ano. Isso porque a lei 10.639/2003 tornou obrigatório o ensino dessa temática para a educação básica.
Mês da Consciência Negra
Durante o mês de Novembro a realização dessas atividades se intensifica ainda mais, visto que dia 20 é celebrado o dia da Consciência Negra. Essa data foi escolhida, então, por ser a data de morte do líder Zumbi, do Quilombo dos Palmares.
Zumbi é um personagem histórico super importante e se tornou um representante da luta dos negros contra o sistema de escravidão. Até a sua morte, Zumbi lutou pela cultura e pela liberdade do seu povo.
Leia mais: Painel sobre a consciência negra: 27 Ideias
Importância da data
A celebração do 20 de Novembro oferece um momento de conscientização e reflexão sobre a enorme contribuição dos povos africanos na formação cultural do Brasil. Em alguns estados, inclusive, a data se tornou feriado.
Os povos africanos, que vieram ao Brasil escravizados, colaboraram para a diversidade política, social, gastronômica e religiosa do nosso país. Por isso, a data pretende valorizar a cultura afro-brasileira em sua riqueza e importância histórica.
A inclusão das disciplinas e conteúdos sobre história da África e cultura afro-brasileira na educação básica hoje é obrigatória. É um claro exemplo do esforço para reparar o apagamento histórico desses povos na transmissão de conhecimento.
Veja ainda: Saci Pererê para colorir: 30 imagens para imprimir
Importância de trabalhar a data na educação infantil
Abordar a história afro-brasileira desde a educação infantil é fundamental para ensinar às crianças uma perspectiva dos saberes africanos. Além disso, também colabora para à diversidade e a formação antirracista.
10 Atividades sobre consciência negra para educação infantil
Veja abaixo uma lista de atividades para realizar com seus alunos. É possível abordar o tema tanto de forma mais lúdica quanto através da transmissão de conhecimentos.
Confira ainda: Como fazer velas aromáticas
1. Mapa ilustrado do continente africano
O continente africano é muito grande e bastante diverso. Por isso, uma ótima ideia de unir a transmissão de conhecimentos com uma ferramenta lúdica é a atividade do Mapa com ilustrações.
Ele é ótimo para falar dos limites geográficos dos continentes, climas, vegetação e costumes culturais. Você pode imprimir uma versão ilustrada grande e colorida, para exemplificar para a turma.
Outra opção, que também pode ser concomitante, é imprimir o desenho em branco em folhas A4. Assim, os alunos podem acompanhar de forma individual e depois colorir conforme as referências africanas.
2. Contação de Histórias
Felizmente, a cada ano são produzidos mais volumes de livros infantis sobre a cultura afro-brasileira, de autores e autoras negros. Selecione alguns desses volumes para trabalhar ao longo do mês.
Reúna as crianças em uma roda na hora de realizar a leitura de cada livro. Então, após a leitura, inicie alguma atividade lúdica inspirada na história que acabaram de ler.
3. Confecções de máscaras africanas
Ótima atividade para integrar história e artes. As máscaras são elementos culturais muito importantes para diversos povos africanos, sobretudo para os países subsaarianos. Esses objetos possuem diferentes significados e funções culturais.
Pesquise referências na internet e selecione os modelos que vai usar. Veja modelos que se adaptem bem à serem recriados com materiais acessíveis, como papelão, tinta guache, tesoura e cola.
Você pode primeiro falar um pouco sobre as máscaras, e então, todos botam a mão na massa para recriar as máscaras. A ideia é trabalhar uma representação simbólica que permita uma aprendizagem divertida.
Aprenda como fazer uma máscara africana passo a passo:
https://youtu.be/sW4ELkdTkvI
4. Confecção de bonecas Abayomi
Essas bonecas afro-brasileiras, criadas pela artesã Lena Martins, são fáceis de reproduzir. São bonecas sem costura, feitas com retalhos de pano e barbantes. As crianças podem ajudar a confeccioná-las.
5. Cantar músicas sobre a Consciência Negra
Na internet há muitos exemplos de ótimas músicas que falam sobre o tema e podem ser trabalhadas com as crianças. Priorize canções sobre respeito às diferenças e diversidade. Você pode ensaiar um pequeno coral com a turma para apresentação.
6. Sessão de cinema
Escolha filmes com protagonistas negros que tenham temática adequada para o público infantil. Há diversas animações e curta metragens que se encaixam nessa proposta. Prepare pipocas para todos e depois faça uma pequena roda de conversa pós filme.
Veja algumas sugestões de filmes e desenhos sobre raça e representatividade:
- Hair Love
- Super choque
- A princesa e o sapo
- Nella, uma princesa corajosa
- Dúdú e o Lápis Cor da Pele, de Miguel Rodrigues
- Bino e Fino, de Adamu Waziri
- Nação TVE
- Cores e Botas, de Juliana Vicente
7. Criação de mural de personalidades negras brasileiras
Essa é uma ótima ideia de atividade coletiva. Os pequenos podem levar como tarefa de casa pesquisar uma personalidade negra brasileira, de qualquer área de atuação. Se preferir, o próprio professor pode designar uma para cada aluno.
Cada um leva então fotos e informações sobre a sua personalidade, e a apresenta para a turma. Depois, todos fazem um mural coletivo com as imagens.
8. Brincadeira Terra e Mar
Oriunda de Moçambique. Com uma linha no chão riscada de giz, se divide uma parte que é terra e outra que é mar. Então, as crianças pulam para a parte indicada quando se diz “terra” ou “mar”. Quem errar menos, vence.
9. Brincadeira Jogo da Jiboia
Oriunda de Gana. Uma criança fica dentro de um quadrado no chão, enquanto as demais andam ao seu redor. Elas precisam ser tocadas por quem está no quadrado. Quem é tocado, vira “jiboia” e entra no quadrado.
10. Comidas afro-brasileiras
Histórias sobre as algumas comidas brasileiras que foram trazidas pelos povos africanos escravizados, como feijoada, acarajé, vatapá, angu e caruru. Funciona como folha de atividades, com ilustrações para ligar os pontos ou espaço para ditado.
Nesse artigo vimos algumas sugestões de atividades sobre consciência negra para educação infantil. Aproveite essas ideias e faça um planejamento bem lúdico e informativo no mês de Novembro.