Os modelos prontos de crachá para Educação Infantil são uma excelente alternativa para quem deseja identificar as crianças, de um jeito lúdico e divertido, no ambiente escolar.
O uso de crachá para as crianças de 0 a 5 anos pode ser muito importante em diferentes aspectos.
Ele pode facilitar dinâmicas em grupo, para as crianças maiores, trabalhando processos iniciais do desenvolvimento motor e cognitivo (alfabetização, coordenação motora etc.).
Também pode facilitar o reconhecimento dos bebês e das crianças menores nos diferentes espaços da Educação Infantil.
Ao aprender como fazer os crachás, é possível que muitas ideias criativas apareçam e deixem essa prática ainda mais interessante.
Nesse artigo, você vai aprender como fazer e trabalhar o crachá na Educação Infantil, além de se inspirar em modelos prontos e ideias incríveis.
Modelos de crachá para Educação Infantil mais usados
É comum encontrar crachás infantis que são feitos de EVA, cartolina ou outros papéis mais rígidos, que montam figuras lúdicas na decoração da moldura.
Ursinhos, flores, figuras humanas de meninas e meninos, lápis, borboletas, joaninhas e outros animais fofos, são exemplos de figuras populares que preenchem o crachá de alegria.
Os modelos costumam trazer esses elementos de maneira ilustrativa e com muita delicadeza, basta recortar o modelo desejado, customizá-lo se necessário e usá-lo à vontade.
Em alguns casos, apliques decorativos também podem ser montados com auxílio de moldes que combinam com o modelo do crachá desejado.
O crachá costuma ter o formato de um retângulo ou quadrado, mas também pode ser circular ou ter formas diferentes.
Os elementos decorativos que foram citados anteriormente, também podem dar o formato do crachá. Por exemplo, o crachá pode ter o formato de lápis ou de uma borboleta.
Sendo assim, são muitas possibilidades que podem ser realizadas, mas se lembre que os modelos prontos deixam o processo de confecção ainda mais prático e fácil.
Qual o objetivo do crachá na Educação Infantil?
O objetivo principal do crachá na Educação Infantil é facilitar a identificação ou reconhecimento das crianças nos espaços escolares e nas creches.
Assim, qualquer funcionário ou profissional que esteja no espaço junto com as crianças terá facilidade de chamá-las pelo nome.
Esses profissionais também poderão ter outras informações básicas sobre cada criança através do crachá.
Afinal, é possível que o sexo (feminino/masculino), a idade, o sobrenome, a turma, o nome do(a) professor(a) responsável, seja uma informação visível no crachá.
Além disso, a identificação rápida dinamiza as atividades e evita confusões desnecessárias.
Contudo, os crachás ainda podem ser montados juntamente com as crianças de 4 a 5 anos, de modo que o desenvolvimento motor e cognitivo delas também possa ser estimulado.
Aprender a escrever o próprio nome no crachá, por exemplo, é um processo da alfabetização que trabalha a coordenação motora ao mesmo tempo.
E atividades educativas em grupo podem sugerir que as crianças leiam os crachás dos colegas ou montem outros crachás, para a sua mesa/carteira, para marcar algum objeto pessoal etc.
Como trabalhar o crachá na Educação Infantil?
Depois de montar crachá, se pode trabalhar com ele de diferentes formas em sala de aula com as crianças.
As crianças podem aprender a reconhecer o seu próprio crachá e os dos colegas, de modo que, ao misturar os crachás, é possível pedir que cada uma localize o seu crachá.
Outras opções, são: pedir para separar os crachás de meninos e meninas, separar os crachás que começam com a mesma letra, ou escolher o crachá de um colega para entregar para ele.
Também se pode contar quantas letras cada crachá possui, ensinar as crianças a responderem a chamada a partir do crachá, formar grupos de trabalho usando crachás, enfim…
As ideias são infinitas, mas o mais importante é criar um crachá criativo e funcional, para ser usado sempre que necessário.
A professora ou professor responsável por uma determinada turma da Educação Infantil, poderá criar diferentes crachás com funcionalidades diversas para cada estudante.
De todo modo, crianças de diferentes turmas e idades terão, provavelmente, tipos diferentes de crachás.
O ideal é fazer tudo com planejamento, cuidado e amor, construindo objetivos para cada atividade/trabalho com o crachá na Educação Infantil.
O que escrever no crachá?
A informação principal do crachá é o nome próprio de cada estudante da Educação Infantil.
Não precisa ser o nome completo, pois o primeiro nome, geralmente, é suficiente.
O sobrenome pode ser usado, principalmente, nos casos de homônimos (nomes iguais) em uma mesma turma.
No entanto, outras informações também podem auxiliar na identificação e padronização dos crachás nas escolas e creches.
Alguns modelos de crachás apresentam espaços para incluir o nome da escola, a série/turma e o nome da professora ou do professor responsável.
Assim, o crachá se torna como cabeçalho padrão para todas as crianças, mas isso não é uma regra.
Como já foi dito, o mais importante é escrever o nome da criança e, talvez, acrescentar apenas uma informação adicional, como sobrenome ou até mesmo a idade da criança.
Ideias de crachás criativos
Os crachás criativos são repletos de ilustrações lúdicas e delicadas, que fazem parte do imaginário infantil e que decoram as peças.
Não é tão interessante fazer um crachá infantil muito clean e padronizado, pois as crianças gostam de perceber diferentes imagens, formas e texturas.
Afinal, a “leitura do mundo” começa através dos sentidos que ajudam a perceber tudo ao redor, e esse processo ocorre muito antes da alfabetização escrita.
É por isso que os crachás podem ainda ter formatos bem criativos e diferentes, eles podem ser feitos com cordões para amarrar no pescoço ou podem ter um prendedor para a camisa.
Eles podem ser feitos com um bolso para guardar pequenos objetos ou podem ter uma forma específica para ser segurado nas mãos quando o(a) professor(a) pedir.
O crachá pode ter brilho ou ser fosco, ter elementos femininos ou masculinos, fazendo uso de figuras como bonecas, bonecos, carrinhos, flores, materiais escolares, entre outras opções.
Os animais também são ótimos elementos para esse tipo de decoração.
As corujas, os ursinhos, gatinhos, sapinhos, entre outras fofuras, poderão compor a moldura do crachá.
Não há limites para a imaginação, mas é importante que o crachá na Educação Infantil não perca a sua função e possa ser uma peça especial para todos da escolinha.