Fazer uma piscina de caixa d’água para escapar dos dias quentes de verão de um país tropical como o Brasil não é uma má pedida.
O improviso dá lugar à criatividade nessa experiência e deixa o ambiente ainda mais bonito e aconchegante. Então, veja como fazer e confira dicas de materiais, limpeza e instalação.
O que precisa para fazer uma piscina de caixa d’água?
Em primeiro lugar você irá precisar reservar um espaço compatível com as dimensões da caixa d’água que você deseja utilizar para este trabalho.
O local deverá ser limpo e nivelado na medida do possível para impedir que a água colocada dentro da piscina fique mais alta em uma extremidade do que na outra.
O ideal é que o espaço escolhido possua pelo menos o dobro do tamanho da caixa d’água para que o espaço não fique apertado e desconfortável na hora de utilizar a área de lazer.
Uma ideia interessante é reservar um canto para a piscina, já que assim você irá – não só – otimizar o espaço de circulação de pessoas ao redor dela, como também irá economizar na compra de material para o revestimento da caixa d’água.
Você pode coloca-la acima do nível do chão para usar com deck ou pode cavar uma abertura no chão, de modo que a piscina fique acoplada no nível da superfície.
No quesito matéria prima, não é preciso mais do que um material para revestir a estrutura da piscina (madeira, azulejo, piso), uma caixa d’água do tamanho de sua preferência e as ferramentas certas para dar forma aos itens anteriores.
Quanto gasta para fazer uma piscina de caixa d’água?
Fazer uma piscina de caixa d’água tem como uma das principais intenções promover uma área de lazer personalizada com um custo abaixo do que teria a construção de um ambiente de lazer com piscina tradicional.
A construção da piscina nesse caso geralmente custa em torno de 2.000 a 5.000 reais, podendo variar para mais ou para menos, mas ainda assim mantendo o valor bem abaixo de uma piscina comum.
Sendo assim, se esta for uma questão fundamental para você, é completamente possível realizar uma obra destas prescindindo de um investimento volumoso.
Isso vai depender, é claro, dos tipos de materiais adquiridos, bem como dos aspectos do local, tal qual o tamanho da caixa d’água e dos detalhes escolhidos para compor a decoração do ambiente.
Além disso, o preço também pode variar a depender da região e da época do ano em que será feita.
É bom ressaltar que, embora o preço do material possa variar bastante, o indicado é se atentar também à qualidade da matéria prima escolhida para a estrutura da obra.
Isso porque se a estrutura não for bem instalada ou for de qualidade muito aquém do ideal, pode ser que o tiro acabe saindo pela culatra e você pague o preço com altas despesas de manutenção após a instalação.
Uma dica mais segura para não gastar tanto com a obra é fazer a opção por não contratar terceiros para o trabalho, construir você mesmo a sua piscina e investir em materiais com um custo benefício mais adequado.
Como fazer uma piscina de caixa d’água com deck?
O deck de madeira é um modelo decorativo bastante compatível com uma piscina de caixa d’água pelo ar rústico e aconchegante que concede aos ambientes.
Tendo em vista o espaço designado, comece desmontando alguns paletes que serão reutilizados na construção.
Com a madeira proveniente disso, você irá montar uma estrutura de madeira, onde a caixa d’água caberá com alguma folga, porém não se esquecendo de fixá-la bem no centro da base.
Também é interessante colocar um palete inteiro sob a caixa para não deixá-la em contato direto com o chão. Depois, é hora de revestir a estrutura toda com as ripas de madeira retiradas dos paletes no primeiro passo.
Acabamento
Aqui, atente-se ao acabamento da madeira nas bordas da piscina. Não queremos pedaços pontiagudos para machucar as pessoas na hora do uso.
O passo seguinte também diz respeito ao acabamento: é a hora de lixar bem o revestimento rústico para evitar resíduos de farpas no deck. Por último, passe uma camada de verniz náutico para proteger a madeira do deck da umidade da piscina.
Veja o passo a passo do Hobra por Julia e Gui e faça você mesmo:
Piscina de caixa d’água com cascata
Para fazer uma piscina de caixa d’água com cascata, você deverá planejar a canalização hidráulica deste adereço.
Tudo o que você precisa fazer é conectar um cano a uma saída de água sobre a piscina. Feito isso, basta revestir o cano da maneira que mais lhe agrada.
O Jottabê Oficial !! mostra todas as dicas no vídeo a seguir. Confira!
Dicas de como limpar piscina de caixa d’água
Para a manutenção mais cotidiana, utilize uma rede para retirar as impurezas que porventura caiam na água. Já para uma limpeza mais profunda, cloro e clarificante são produtos essenciais.
Outra dica é esvaziar a piscina e limpar as paredes e bordas de tempos em tempos, além de preservá-la com uma lona quando não estiver em uso.