Com certeza você já viu a técnica de pontilhismo, pelo menos, uma vez na escola ou em alguma atividade do caderno de seu filho. O que não deve imaginar, é que por trás daqueles pontos simples e inocentes existe toda uma história e técnica de pintura, que é muito mais elaborada e trabalhosa.
O seu início é datado no século XIX e o movimento artístico está vinculado a grandes nomes na história da Arte. Ela baseia-se, sobretudo, na ilusão de ótica.
Elaborar desenhos e quadros assim é muito interessante e requer prática, paciência e dedicação. E então, vamos conhecer?
O que é pontilhismo e como surgiu?
Iniciado no século XIX, por volta de 1880, com fortes influências do Impressionismo, o Pontilhismo teve sua primeira criação na França, por meio dos artistas George Seurat e Paul Signac.
Essa técnica muito rica consiste na pintura com a utilização de pontos pretos e brancos ou coloridos, bem próximos uns dos outros, a fim de provocar uma justaposição e uma ilusão de ótica a quem está observando.
O importante nessa técnica é muita prática porque ela não pode ter nenhum defeito e nem ficar com espaços em branco.
Isso porque, é a proximidade dos pontos que gera o efeito visual quando a luz bate e, ao olharmos um quadro decorativo a certa distância, ao invés de nosso olho perceber apenas pontos, ele percebe cores e obra de arte.
Como também é conhecido o pontilhismo?
Esse movimento artístico ficou conhecido como cromoluminarismo, pintura de pontos, divisionismo ou, homenageando seus inspiradores, neo-impressionismo.
Principais artistas do pontilhismo
Como já falamos ali em cima, os pioneiros nesse movimento foram Georges Seurat e Paul Signat, porém outros grandes nomes estão vinculados, como Henri-Edmond Cross, Edgar Degas, Charles Angrand, Chuck Close, o mais famoso deles Vincent Van Gogh, entre outros.
No Brasil, entre o rol de artistas, podemos citar Belmiro de Almeida, Eliseu Visconti e Artur Timóteo da Costa.
Como fazer pontilhismo passo a passo
Como esta técnica não é nada difícil, porém requer bastante treino, achamos melhor que você acompanhe um passo a passo em forma de vídeo.
Para isso, selecionamos um super completo disponibilizado pelo canal Adriane Mascotti.
Veja agora como fazer a técnica de pontilhismo em uma mandala através do vídeo do canal Além da Rua Atelier:
Desenhos de pontilhismo fáceis de fazer
Vamos começar do básico para que você se motive a querer melhorar cada vez mais. Confira os desenhos abaixo para reproduzir em casa.
Comece por um mosaico, através de uma arte mais abstrata e pessoal:
Então passe para os animais e selecionamos também inspirações de Romero Britto, que são mais geométricas e não muito difíceis de reproduzir nos pontinhos.
Essa temática mais simples agrada tanto adultos como crianças e pode ser uma atividade muito divertida para fazer em família.
Atividades com a técnica do pontilhismo
A fim de desenvolver a coordenação motora fina e a noção espacial, disponibilizamos abaixo alguns mosaicos para realizar atividades inspiradas nessa técnica.
É possível fazer diversas combinações de cores em pontos e criar um lindo mosaico. Basta soltar a imaginação.
Mandala pontilhismo para colorir
Uma mandala é linda exatamente pelo mix de cores que ela possui. Todo seu significado espiritual, vai aumentar ainda mais através da pintura relaxante, desestressante e antidepressiva.
Imagens de pontilhismo para imprimir
Desde as temáticas infantis até as mais difíceis, voltadas para um público adulto, separamos algumas imagens de pontilhismo para que você imprima e comece seus trabalhos agora mesmo.
Comece, como sempre, pelo menos complexo a fim de adquirir mais habilidade.
Toda representação dá para ser adaptada e virar desenhos em pontinhos. Alguns, porém, são mais difíceis de fazer, mas o que a gente quer mesmo é te desafiar e deixar você craque.
Se preferir uma temática religiosa, veja as opções abaixo:
Agora que você já conheceu toda a história dessa arte tão bonita e encantadora, por que não começar seus trabalhos em pontilhismo agora mesmo?
É normal e muito comum que no começo você sinta dificuldades, mas o importante é nunca desistir porque com a prática vem sempre a perfeição!
Continue acompanhando o nosso blog atrás de dicas e técnicas interessantes para suas atividades manuais e deixe seu comentário nos contando com qual desenho você optou começar e como foi a sua experiência nessa atividade.